Saber como conversar com o seu cliente é um dos passos mais importantes para atraí-lo e convertê-lo. E por mais que muitas estratégias de marketing digital venham a nosso favor para descobrimos pontos como as linguagens e canais mais interessantes para esse contato, é o Mapa de Empatia que faz toda a diferença.
Organizado para que você descubra as melhores maneiras de conversar com o seu público, esse mapeamento vai te trazer informações únicas que mais nenhuma estratégia é capaz.
Ele olhará para um lado mais empático e cuidadoso do cliente, de modo que transforme a sua comunicação em sua arma mais poderosa para persuadir o consumidor e influenciá-lo a consumir de você!
Venha descobrir tudo sobre essa ferramenta de gestão do cliente que fornece de uma única vez tudo o que você precisa saber sobre o seu público.
O que é um Mapa de Empatia?
Podemos entender o Mapa de Empatia como uma ferramenta que tem o objetivo de visualizar o seu cliente de acordo com quatro elementos principais, os quais são o que ele faz, o que ele sente, o que ele fala e o que ele ouve.
Em breve vamos detalhar cada um deles, mas por enquanto precisamos identificar as funções que um mapa de empatia pode ter em sua empresa.
De forma simples, esse mapeamento funciona como um guia, não apenas para a comunicação – ainda que essa seja a principal função dele -, mas também para estratégias de contato, desenvolvimento de produtos e o que mais desejar.
Ele vai trazer uma série de informações que, quando bem organizadas, te darão a possibilidade de se colocar no lugar do cliente.
Pense que enquanto uma pessoa fornece a você dados externos do cliente, como idade, renda e o que compra, o mapa de empatia fornece dados internos, como o que ele sente durante uma compra.
Ter essa aproximação com o cliente é incrível para conseguir conquistá-lo. Isso porque boa parte das decisões de consumo que o público toma, são puramente baseadas nas emoções. Saber como mandá-las dá a você a possibilidade de uma aproximação mais certeira.
Elementos do Mapa de Empatia
Assim como mencionamos no tópico anterior, o mapa de empatia possui quatro quadrantes principais que o moldam.
Se pesquisar na internet, achará mapas de todos os jeitos possíveis, e com mais campos inclusive. Porém, esses que mostraremos são os principais. Apenas com eles já é possível fazer grandes mudanças na sua empresa.
Começamos pelo que os clientes ouvem, chamado por alguém de quadrante do que os clientes pensam, que basicamente vai abranger todas as informações que são absorvidas durante uma jornada de compra. Isso inclui propagandas, dados de produtos, informações da concorrência, e o que mais vier.
O segundo quadrante abrange o que os clientes falam, ou seja, quais afirmações seus consumidores fazem sobre a sua marca? Eles se dizem fiéis por que motivo? Qual a justificativa que usam para comprar de uma marca e não de outra?
Na sequência, entramos no quadrante do que os clientes fazem. Entram aqui todas as ações que o cliente faz durante sua jornada de compra. Cliques, acessos a outras lojas e até mesmo atualizações de página fazem parte desse quadrante.
Por fim, o que os clientes sentem? Ou seja, qual o humor deles em cada uma das fases da jornada. Como eles reagem emocionalmente às falas, ações e mensagens que escutaram nos demais quadrantes. Essa é a etapa mais importante, e também a mais complicada por trazer questões mais internas do consumidor.
Conclusão
Uma vez que identificar tais pontos, o mapa de empatia passa a funcionar por si só! Mas se quiser mais detalhes sobre como montar o seu, pode acessar este conteúdo que contém um passo a passo completo!
O Mapa de Empatia é um ferramenta mais do que bem vinda para aqueles que desejam se aproximar de seus clientes.
Essa estratégia próxima e muito detalhada, fará maravilhas pela sua empresa. Por isso não perca mais tempo e comece a montar o seu mapeamento agora mesmo.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: