Ameca é um robô com expressões faciais muito semelhantes às dos humanos. Desenvolvido e Inglaterra, espanta-se, assusta-se ou sorri como qualquer pessoa.
O vídeo lançado Engineered Arts, o atelier de design e fabrico de robôs humanóides com sede no Reino Unido espanta pela qualidade das expressões faciais que o Ameca consegue fazer. Num pequeno clip colocado no Youtube, podemos ver o robô a abrir a boca e a levantar a sobrancelha, exatamente como faríamos se nos espantássemos com algo que nos dissessem.
Mas o Ameca é capaz também de fazer a expressão de susto ou mesmo de sorrir.
De acordo com a Verge, a Engineered Arts não planeia dar outras capacidades ao Ameca. O robô foi desenvolvido apenas para que o seu rosto mostrasse as expressões faciais de emoções. De acordo com o atelier britânico, o Ameca é atualmente incapaz de andar, mas essa capacidade poderá ser acrescentada.
À publicação, a Engineered Arts explicou que apenas lida com os corpos ultra-realistas, deixando as capacidades de IA para os criadores.
Expressões faciais ainda mais realistas
Além de Ameca, o atelier britânico desenvolveu ainda o Mesmer, um robô humanoide realista. Ao contrário do primeiro, com rosto cincento, o Mesmer tem caraterísticas de pele semelhantes às dos humanos.
Para conseguir alcançar este resultado, a Engineered Arts utilizou scans 3D de pessoar de modo a que o Mesmer tivesse uma estrutura óssea precisa, assim como a textura da pele e as expressões realistas.
O atelier britânico é especializado na criação de robôs humanoides para entretenimento, pelo que Ameca e Mesmer têm como única função ser o centro das atenções em locais onde muitos os vejam e se espantem com as expressões faciais dos dois robôs. Quando tal acontecer, não saberemos quem imita quem ?
O Ameca vai estar presente no CES 2022, que arranca em janeiro.
Outros artigos interessantes:
- Robot social Sanbot, com IA, chega a Portugal
- Casas conectadas são o futuro: 4 dicas para torná-las mais eficientes
- Casa do futuro: Schneider Electric apresenta novidades