O Windows 11 foi lançado há apenas alguns meses mas trouxe consigo algumas alterações fundamentais ao interface que não são completamente do agrado dos utilizadores do sistema operativo da Microsoft.
Um bom exemplo é o caso da barra de tarefas, que muitos reclamam ser uma versão demasiado simplista da ferramenta, tanto em termos visuais como no que diz respeito às funcionalidades. Agora a Microsoft mostra que está atenta às críticas e começou a testar várias melhorias à qualidade de vida do Windows 11, com destaque especial para a barra de tarefas e menu iniciar.
Infelizmente, as novidades estão para já apenas disponíveis para os membros do programa Insiders podendo demorar vários meses até serem disponibilizadas ao público geral.
Microsoft está atenta às críticas ao Windows 11
Comparativamente à barra de tarefas do Windows 10 a versão para o Windows 11 distingue-se pela centralização dos ícones no ecrã, mas as mudanças vão muito para além do aspeto visual. Infelizmente, a tecnológica americana decidiu abdicar de várias funcionalidades que conferiam especial importância a esta ferramenta como o menu contextual ou a possibilidade de arrastar ficheiros para a barra.
Existem contudo boas notícias, uma vez que a Microsoft está a testar uma build do Windows 11 que procura resolver estas duas questões em específico. Em primeiro lugar está um ajuste à barra de tarefas que passará a incluir o relógio e datas em ecrãs secundários – algo que estava presente no Windows 10.
A outra grande modificação tem a ver com o Menu Iniciar que foi amplamente redesenhado no Windows 11. A nova versão permite escolher entre ver menos recomendações e mais aplicações ou mais recomendações e menos apps, facilitando a pesquisa por items mais usados.
As novidades estão para já limitadas à build Insider mais recente, sendo ainda difícil apontar para uma generalização para o público geral. A boa notícia é que a Microsoft parece estar a valorizar as críticas construtivas em relação à nova versão do OS.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários