Dentre diversas evoluções da tecnologia, o sistema de transmissão via Bluetooth é, com certeza, uma das que nos ajuda muito no nosso quotidiano. Sobretudo, quando pensamos em fones de ouvido sem fio. Muito prático, de uso simples e com muita liberdade de movimento, esses fones revolucionaram o uso do próprio celular.
Apesar de muito popular na atualidade, a tecnologia Bluetooth já era conhecida desde o final da década de 90, e é nos anos 2000 que aparecem os primeiros fones de ouvido com essa tecnologia.
A tecnologia Bluetooth dos fones de ouvido
A grande vantagem da rede Bluetooth é criar uma rede particular sem fio, por onde dados e informações são compartilhados, projetado para baixo consumo de energia e baixo alcance.
No caso do fone de ouvido Bluetooth, uma vez conectado, ele se torna parte de uma rede sem fio particular, atuando como transmissor e receptor do sinal.
A boa qualidade do som, sem interferências e ruídos é devido às configurações de ondas de rádio, programadas através de algoritmos complexos, que garantem a transmissão e a recepção do sinal entre o fone de ouvido, e neste caso, com o celular.
Se analisarmos este exemplo, o celular seria a “fonte primária” onde o fone será conectado, e ele poderá se conectar a diversos dispositivos; por outro lado, o fone de ouvido, que depende da conexão com essa fonte primária, não conseguirá fazer conexão com outro fone de ouvido, por exemplo.
Se essa explicação parece muito complexa, vejamos na prática como isso funciona.
Conectar seu fone de ouvido ao celular: O emparelhamento
Configurar uma conexão Bluetooth entre dois dispositivos é rápido e fácil. Como vimos, essa rede particular irá acontecer graças ao emparelhamento dos fones de ouvido sem fio com o celular.
Para iniciar o processo, é necessário que a opção de Bluetooth esteja ativada em ambos os aparelhos. Assim que encontramos na rede o acessório desejado, um link será enviado para o celular com um código PIN. Este código deverá ser inserido no telefone para autorizar e ativar o emparelhamento. Vale observar que, em alguns casos, o fone de ouvido se conecta automaticamente.
Quando a conexão é realizada com sucesso, um sinal sonoro ou luminoso é emitido. A partir daí, basta fazer uso dos seus fones de ouvido sem fio.
Vantagens sem limites
Ter um fone de ouvido Bluetooth significa receber chamadas e ouvir música deixando suas mãos livres para outras coisas. Tanto no trabalho como em momentos de lazer, este acessório também traz muita comodidade e conforto, pois, na prática, além das mãos, não teremos fios que impeçam ou limitem movimentos.
Um bom exemplo disso, é você se exercitando na academia para realizar suas séries de exercícios ou mesmo a corrida, enquanto ouve música. No trabalho, poderá receber chamadas diretamente nos fones de ouvido, sem estar com o celular na mão.
Muito popular, e com diversas vantagens, hoje encontramos diversos modelos e tipos de fones de ouvido que utilizam essa tecnologia. Com diversos formatos e tamanhos, além de inúmeras marcas.
Em uma análise de fones de ouvido bluetooth, feito pelo site
Seletos, ali foram classificados e selecionados diversos modelos por suas características e funções de uso, destacados como ideal. Pode-se observar uma grande variedade de preços, adequação de uso e tecnologias.
Vale ressaltar que um fone de ouvido Bluetooth é compatível com qualquer outro dispositivo que suporte Bluetooth, independentemente da marca, modelo ou design.
Outra vantagem é a segurança da conexão Bluetooth, que, na maioria dos casos, necessita de um PIN ou código para conectar dois dispositivos.
Bateria e alcance
Como qualquer dispositivo sem fio, a alimentação dos fones é feita através de pequenas baterias embutidas.
Como explicamos anteriormente, a frequência e o curto alcance do sinal Bluetooth foram projetados para funcionar com pouca energia. Desse modo, o alcance depende da potência, e pode variar de 1 metro até, no máximo, 50 metros, dependendo do modelo escolhido.
Observar a bateria é importante para pensar na duração e na vida útil dos seus fones de ouvido. A duração da bateria também é bastante variável, conforme o modelo e tamanho do fone, variando entre 4 horas até 50 horas de uso.
Tecnologia no fone de ouvido
Um dos aspectos principias da tecnologia de um fone sem fio é a qualidade do som, além da conforto de uso e a integração do microfone.
Como já foi dito, a qualidade do sinal de som através da conexão Bluetooth é muito boa e estável. O que pode interferir e melhorar a experiência são outras tecnologias integradas ao fone de ouvido, tais como cancelamento de ruído, e áudio espacial, que pretendem criar melhor qualidade do som e melhor experiência ao usuário.
Quanto ao microfone, existem fabricantes que incluem microfones duplos para filtrar os ruídos que são emitidos mais longe do som emitido pela boca, melhorando a qualidade da voz em uma conversa.
Outros artigos interessantes: