O governo indiano estará prestes a aprovar uma lei para banir todas as criptomoedas privadas no seu território já a partir do dia 29 de novembro. A notícia levou já ao pânico generalizado e à venda desmesurada de ativos, provocando o crash da WazirX, a maior exchange indiana de criptos.
Os líderes do país afirmam que a medida tem como objetivo assegurar a continuidade da chave privada, colocada em causa pela volatilidade e falta de regulação deste tipo de ativo financeiro.
Esta notícia chega também no seguimento das instruções do IMF (Fundo Monetário Internancional) para vigiar de perto as transações em criptos de forma a garantir que não afetam diferentes aspetos do sistema financeiro global.
Criptomoedas banidas na Índia, será que a Europa vai seguir os seus passos?
O projeto de lei Cryptocurrency and Regulation of Official Digital Currency Bill, caso seja aprovado, terá apenas impacto sobre moedas como Monero, Dash ou Zcash.
Mais ainda, as entidades indianas não definiram ainda de forma conveniente o que entendem por criptomoedas privadas, por isso não se sabe se isto terá impacto sobre as transações em criptomoedas mais populares como Bitcoin, Ethereum ou outras baseadas em blockchains públicas.
A intenção das autoridades da Índia é também facilitar a criação de uma moeda digital oficial, que será emitida pelo Reserve Bank of India. A notícia está a ser recebida com bastante apreensão pelos mercados, estando criado um clima de incerteza sobre o precedente aberto por este projeto de lei.
O próprio RBI manifesta enormes reservas em relação às criptomoedas, que vê como tendo potencial para ter sérios impactos a nível macro-económico e da estabilidade financeira dos mercados.
Recentemente, vieram também a público notícias sobre a intenção da China em banir todas as criptomoedas de forma a implementar uma moeda digital criada pelas entidades governamentais. Com os diferentes governos a olharem para as criptos de forma diferente, vivemos tempos de incerteza em relação ao que a Europa, por exemplo, poderá fazer relativamente a este tema complexo.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: