Qualquer produto da Apple, especialmete os que foram lançados até à morte de Steve Jobs, têm uma história para contar e são de grande relevância para o mundo da tecnologia.
Os computadores Apple-1 são um bom exemplo disso mesmo, já que marcam o início da jornada de uma companhia que começou numa garagem e acabou por conquistar o mundo. Um destes computadores foi recentemente a leilão e acabou por ser vendido pela incrível quantia de meio milhão de dólares.
Este Apple-1 foi feito em madeira Koa, altamente disponível e comum na altura mas uma raridade nos tempos que correm, fazendo aumentar o seu valor. Steve Jobs e Seteve Wozniak fabricaram apenas 200 unidades deste modelo.
Computador Apple-1 é um pedaço da história da tecnologia
Dos 200 computadores Apple-1 manufaturados na garagem onde a tecnológica americana deu os seus primeiros passos, 175 foram vendidos por $666.66 e 50 deles foram reservados para o dono da ByteShop, em Mountain View, na Califórnia. Paul Terrel queria unidades completas (all-in-one) que pudesse vender e que precisassem apenas de ser ligadas à tomada para funcionar. Quando viu o conceito, não ficou satisfeito.
Como forma de Terrel fazer dinheiro com a venda destas unidades, Steve Jobs sugeriu que ele vendesse os periféricos como teclado e monitor em separado, uma estratégia que ainda hoje é bastante usada.
O Apple-1 foi projetado por Wozniak e produzido e testado por Steve Jobs, Patty Jobs (sua irmã) e Daniel Kottke na casa da família Jobs. A unidade que agora foi leiloada teve apenas dois donos: um professor de eletrónica do Chaffey College em Rancho Cucamonga, na Califórnia, e um dos seus estudantes, que o adquiriu em 1977.
O preço pode parecer exorbitante mas estamos perante um pedaço de história da tecnologia que talvez nem sequer tenha um valor monetário real. A boa notícia aqui é que está preservado e continuará a ser um lembrete do legado de uma das companhias mais icónicas da história.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: