Aquando da chegada do iPhone 12 fomos confrontados com mais uma decisão polémica da Apple, desta feita a não inclusão de um carregador na caixa dos seus smartphones, usando a promoção da defesa do ambiente como fator principal para privar o utilizador de um acessório essencial para a utilização dos dispositivos.
Por todo o lado choveram críticas à direção da gigante de Cupertino, desde a imprensa até ao público geral que se via desta forma tremendamente afetado, passando por entidades governamentais que prontamente questionaram a legitimidade desta omissão.
No entanto, quem parece estar feliz com esta decisão da Apple são as fabricantes de acessórios. O CEO da Anker, Steven Yang, disse mesmo em entrevista ao The Verge que o facto da marca deixar de incluir carregadores na caixa dos iPhone ajudou e muito a expandir o negócio da marca.
Criticada pelo público, Apple recebe agora elogios das fabricante sde acessórios
Yang tem noção que muitos consumidores continuarão a optar pela compra das soluções que a própria Apple oferece, mas que isso não impede que empresas como a sua tenham assistido a um crescimento no volume de negócios.
Se até agora eram poucos os consumidores que compravam um carregador third-party, porque o que vinha na caixa durava uma vida, hoje esse público vê-se obrigado a procurar alternativas. Mais ainda, esta decisão da tecnológica americana permite que outras fabricantes possam atraír um público até agora fiél aos acessórios da Apple graças aos preços competitivos que conseguem praticar.
No entanto, nem tudo são rosas. O executivo garante estar ciente de que quem compra um carregador da Anker dificilmente voltará a comprar outro dada a qualidade dos produtos, mas pretende contornar este obstáculo através da criação de carregadores cada vez mais compactos e eficientes. Para além disso, Yang falou ainda da diversificação do portefólio de produtos da sua marca, que disponibiliza já cabos Lightining certificados.
Obviamente a Apple não é a única marca que deu um “empurrãozinho” a estas fabricantes de acessórios, já que do lado do Android colossos como a Samsung criticaram a decisão da Apple mas acabaram por mais uma vez seguir o seu exemplo. O prejuízo fica desta forma do lado dos consumidores com a Apple a diminuir os seus custos de produção e marcas como a Anker a tornarem-se mais relevantes no mercado.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: