Não é novidade para ninguém que a chave para o sucesso em um mundo tão competitivo como o que vivemos é conhecer bem o seu tipo de cliente!
Existem inúmeras estratégias para isso, que vão desde uma estruturação de persona, até estudos mais aprofundados de comportamento do consumidor.
E não é à toa que essa é uma área tão importante quando falamos em obter resultados no marketing de uma empresa. Afinal, sendo o seu público o grande foco do seu negócio, é para ele que deve direcionar seus esforços.
Conteúdo, ainda que você saiba quem é o seu consumidor, você sabe em que tipo de clientela ele se enquadra?
Às vezes , voltar para definições mais básicas, e até um pouco genéricas, pode te ajudar a ter um panorama maior e melhor do seu mercado. É isso que vamos te ajudar a fazer mostrados os diferentes tipos de clientes que a sua empresa pode encontrar!
Boa leitura!
O que é tipificação de clientes?
Entender o que é um tipo de cliente é fácil, afinal podemos definir essa ideia como sendo as diferentes variáveis que montam os estereótipos dos consumidores.
Entretanto, o que nem sempre é tão simples de entender é como essa organização do público é feita. Chamamos ela de Tipificação de Clientes e podemos defini-la como uma maneira de agrupar os consumidores de acordo com seus hábitos de consumo.
Ela é importante pois nos mostra um panorama dos clientes e possíveis caminhos os quais eles tendem a seguir. Na prática,a tipificação te auxilia na hora de planejar o futuro da sua empresa, prevendo possíveis atitudes do seu público.
Talvez você esteja se perguntando qual a utilidade da tipificação sendo que há uma forma muito parecida de agrupamento que é a segmentação de mercado.
Ainda que sejam muito parecidas, elas não são a mesma coisa. Enquanto a segmentação agrupa as pessoas de acordo com características gerais, como a idade ou localização, a tipificação se concentra em sua forma de comprar.
Assim, cada segmento do seu público pode ser tipificado!
E antes de entrarmos em detalhes sobre alguns tipos de clientes é importante ressaltar que essa é uma classificação mais fluida.
Diferente da segmentação, na qual uma vez em um grupo é difícil mover o cliente, os tipos de consumidores podem ser alterados de acordo com a fase da jornada de compra na qual eles se encontram. É por isso que subdividimos seus tipos entre clientes antes da compra, durante a compra e depois da compra.
Como identificar os tipos de clientes?
Agora que já sabemos todas as definições teóricas que precisamos, é hora de entender como tipificar seu público.
Para isso vamos te mostrar os principais vieses que costumam diferenciá-los. Lembre-se que o comportamento do cliente vai variar de acordo com o que é vital para cada um deles. Assim, a tipificação não exclui a necessidade de outros acompanhamentos como a definição de uma persona.
Preço
O primeiro viés de diferenciação dos clientes é o preço e dentro dele podemos encontrar 3 diferentes tipos de consumidores.
O primeiro deles é aquele que busca pelo valor mais baixo, independente da qualidade ou confiabilidade da empresa. O segundo vai colocar na balança os prós e os contras, tentando achar o meio termo.
Já o terceiro tipo de cliente vai buscar pela questão do status quo. Ou seja, pagar mais não é um problema para ele!
Experiência
Que a customer experience é um fator determinante para os clientes não é nenhuma novidade. Afinal, mais de 80% deles afirmam que a CX é o principal fator de avaliação na hora da compra.
Entretanto, para alguns isso é ainda mais importante.
O viés da experiência vai dividir os clientes em dois tipos. O primeiro deles não está tão interessado na CX, mas preza por outras questões como o preço. Já o segundo, leva ela muito a sério e está disposto a apagar mas por uma boa experiência.
Design
Com inúmeros concorrentes no mercado, o design dos produtos e serviços ganha cada vez mais destaque.
Contudo, aqui não estamos falando apenas das questões estéticas do produto, mas sim da usabilidade dele. Desse modo, diferenciar os clientes entre aqueles que buscam por produtos simples e intuitivos é uma boa forma de peneirar o público.
Conclusão
Conhecer bem o seu cliente implica em muitas coisas. Entre elas qual tipo de consumidor ele é.
Ao tipificar sua clientela você será capaz de entender melhor como ela se comporta e o que realmente deve levar em consideração na hora de conquistá-la. Facilitando, e muito, as possibilidades de fidelização.
Outros artigos interessantes: