Quem está em busca de novas placas gráficas ou procura apenas substituir um GPU avariado sabe que vivemos tempos muito complicados no que toca ao adquirir um destes componentes cruciais para PC.
O cenário que se vive atualmente foi motivado pela crise pandémica que conduziu a problemas na produção dos semicondutores absolutamente necessários ao fabrico das placas gráficas, mas tem também origem na mineração de criptomoedas que recorre a esta ferramenta para levar a cabo a sua proposta. Quem sai a perder no meio disto tudo é o aficionado de videojogos, mais ainda se a sua preferência é jogar no PC.
Segundo um relatório recente, as placas gráficas da AMD e Nvidia continuam a subir a pique no continente europeu, com os piores cenários a verificarem-se na Alemanha e Áustria. Os GPU da Nvidia subiram em média 188% em relação ao seu preço recomendado, ao passo que as ofertas da marca rival encareceram 201% relativamente ao valor com que foram anunciadas.
AMD e Nvidia estão com problemas sérios no fabrico de placas gráficas
O relatório menciona ainda que a placa gráfica que maior subida de preço verificou nos últimos meses é a AMD Radeon 6800, lançada em outubro do ano passado. Só no mês em que celebrou o seu primeiro aniversário, o preço deste modelo subiu 49%. No que aos GPUs da Nvidia diz respeito, a “campeã” de subida de preços é a RTX 3060, com um aumento de 30%.
Apesar do mês de novembro estar ainda a dar os primeiros passos, parece que a tendência é de subida mesmo com mais uma Black Friday quase à porta. Em suma, parece que os que desesperadamente procuram uma placa gráfica terão de lidar com este cenário pelo menos até ao final do ano.
O próximo ano deve começar a apresentar alguns sinais de estabilização de preços, mas apenas mais para o verão. Até lá, tantos os responsáveis da AMD como da Nvidia admitiram já que será complicado reestabelecer a produção normalizada de placas gráficas e satisfazer a procura atual.
Placas gráficas topo de gama na Amazon
via: Tom’s Hardware
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: