O CEO da Intel, Pat Gelsinger, garantiu recentemente que os dados a que tem acesso internamente indicam que a indústria tecnológica continuará a sofrer com a crise de produção de semicondutores pelo menos até 2023.
Gelsinger referiu que, apesar dos números da procura estarem em alta, as empresas como a Intel continuarão a ter enorme dificuldade em colocar nas prateleiras vários dos seus produtos já anunciados devido ao impacto da pandemia da COVID-19. No entanto, o executivo está também convencido que cada trimestre trará melhorias neste capítulo.
A Intel está nesta fase a tentar recuperar a sua posição dominante no mercado depois de ter sido ultrapassada pela grande rival no mercado de PC – a AMD – e ter deixado de ser a principal fornecedora de chips para a Apple quando a empresa de Tim Cook decidiu avançar para os seus processadores Apple Silicon.
Ações da Intel caem, mas o futuro é risonho
As ações da Intel caíram cerca de 8% na semana passada, com Pat Gelsinger a atribuir isto à crise de produção de componentes que tem afetado toda a indústria. Mesmo assim o CEO acredita que o futuro é risonho para a sua companhia, com 2022 a perfilar-se já como ano de transição e início da recuperação.
As palavras do líder da Intel alinham-se com o que foi já dito por outras figuras prominentes da indústria como é o caso de Lisa Su, a presidente da AMD, que havia já avançado que este cenário se iria manter ao longo de todo o ano de 2022. Jensen Huang, CEO da Nvidia, também receia que não se assista a grandes melhorias até 2023.
Qualquer pessoa que esteja neste momento em busca de algum componente informático (com especial destaque para as placas gráficas) terá já sentido o forte impacto da pandemia na disponibilidade e preços dos materiais. Desde o final de 2020 que é quase impossível comprar um GPU, mais ainda ao seu preço recomendado devido ao aproveitamento dos retalhistas e à febre da mineração de criptomoedas.
Ao que parece este cenário apenas começará a dar sinais de melhoria em 2023, e até lá teremos de continuar a adiar o tão desejado upgrade às nossas máquinas.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: