Ainda que muitos utilizadores continuem a dar preferência a aplicações com o Facebook Messenger e WhatsApp, o Telegram continua a crescer de forma impressionante.
A plataforma de mensagens recebeu mesmo um grande fluxo de novos utilizadores recentemente aquando dos problemas com os servidores do Facebook, com 70 milhões utilizadores a juntarem-se à sua plataforma.
No entanto, um dos grandes desafios que continua a enfrentar é a sua fraca capacidade de gerar receitas, extremamente importantes para a manutenção e subsistência do Telegram.
Já há algum tempo que se fala na implementação de formas para que o Telegram consiga aumentar as suas fontes de rendimento e agora, anunciaram a implementação da plataforma Telegram Ad. Este novo programa vai permitir aos utilizadores e organizações enviar mensagens patrocinadas.
No entanto, tudo indica que estas “publicidades” serão bem diferentes do que plataformas como o Facebook e Google nos habituaram.
Publicidade no Telegram não será tão hardcore como em plataformas rivais
Na página oficial da nova plataforma de publicidade a empresa deixa algumas informações que deverão descansar os seus utilizadores.
Será apenas permitida a publicação de mensagens patrocinadas em grupos públicos com mais de 1000 utilizadores registados. Desta forma, deixam a garantia de que não vais receber qualquer tipo de anúncios nos teus grupos ou mensagens privadas.
Além disso, a equipa do Telegram fez questão de salientar o facto de que não irão comprometer de forma alguma a sua posição no que respeita à privacidade dos seus utilizadores.
Por isso, garantem que não irão utilizar qualquer informação dos utilizadores para gerir e otimizar a plataforma de publicidade.
Se todas as promessas forem cumpridas e não se verificar uma alteração de planos durante os próximos meses, a implementação de publicidade no Telegram poderá ser excelente tanto para a empresa, como para os utilizadores.
Outros artigos interessantes: