O Google Maps continua a ser a mais popular aplicação de navegação de sempre, utilizada por milhões de utilizadores todos os dias. Além de oferecer indicações sobre os melhores trajetos entre “ponto A” e “ponto B”, a aplicação tem também muitas outras informações adicionais sobre estabelecimentos comerciais e locais de interesse.
Agora, após muitos anos a oferecer suporte para trajetos de carro, transportes públicos e a pé, o Google Maps em Portugal passa a suportar também trajetos de bicicleta.
O rollout da nova funcionalidade em Portugal teve início ontem, e irá prolongar-se durante os próximos dias até que fique disponível para todos os utilizadores. Como seria de esperar numa funcionalidade desta natureza, o Google Maps conseguirá informar o utilizador sobre a presença de ciclovias em cada zona, cidade ou região.
Google Maps teve parceria importante com o site Ciclovias.pt e a Câmara Municipal de Lisboa
Para este lançamento, a Google trabalhou com o site ciclovias.pt e a Câmara Municipal de Lisboa, que disponibilizaram o mais recente mapa de redes cicláveis do país, de modo que seja para circular com segurança, evitar aglomerações, ter uma alternativa mais sustentável na deslocação, praticar desporto ou simplesmente para passear e divertir-se.
O Google Maps irá passar a ajudar todos aqueles que usam a bicicleta no seu dia a dia.
Através de uma publicação no seu blog oficial, a Google adiantou ainda que irão moldar a forma como as informações são tratadas de acordo com a utilização da nova funcionalidade. Para disponibilizar o percurso mais atualizado, o Google Maps recorre a machine learning, algoritmos complexos e também à compreensão do mundo real através de análise de imagens e informação de entidades públicas.
Para colmatar qualquer falha que possa surgir, os departamentos de trânsito das cidades podem recorrer à ferramenta Geo Data Upload Tool para disponibilizar informação e garantir que até ciclovias novas ou recentes aparecem no Google Maps.
Outros artigos interessantes: