Com o crescimento das criptomoedas estamos em simultâneo a assistir à generalização de um conjunto de ferramentas especializadas em transações automatizadas que recorrem a algoritmos capazes de agregar e analisar os dados do mercado e colocar à disposição dos utilizadores informação detalhada que lhes permite tomar decisões mais informadas e potenciar os seus lucros neste segmento do mercado financeiro.
Estes robôs de mineração, como são conhecidos no meio, oferecem maior autonomia aos interessados em mergulhar neste novo mundo através da criação de diferentes estratégias que podem ser implementadas a qualquer hora, em qualquer dia. Cabe ao utilizador depois ajustar as definições do algoritmo para que este melhor sirva os seus interesses particulares, chamando a atenção para o carácter elástico destas plataformas.
Bots para negociar criptomoedas?
Os bots de negociação de criptomoedas são aplicações de software que recorrem a um API capaz de analisar os dados da conta de um utilizador, executando transações de forma automática obedecendo a um conjunto de parâmetros pré-definidos.
Este software será capaz de avaliar as tendências de mercado através da análise técnica e combinar essa informação com os padrões de investimento do utilizador, de forma a potenciar os lucros.
Neste momento existem já diversas plataformas deste género, muitas delas criadas com propósitos específicos. Algumas têm como público alvo os investidores mais experimentados que pretendem libertar algum do seu tempo através da automatização de processos, ao passo que outras procuram facilitar a vida aos menos experientes que procuram soluções lucrativas que não exijam um conhecimento profundo do mercado.
Estes bots assumem normalmente uma forma pouco elaborada, colocando-se como uma solução imediata que pode oferecer ao utilizador pouco controlo sobre as estratégias aplicadas pelo software. A personalização costuma ser consideravelmente limitada, ficando o cliente dependente da qualidade da programação e estratégia do criador.
É necessário ter ainda em consideração a volatilidade do mercado de criptomoedas, algo que aponta para a necessidade de alguma supervisão humana em todo o processo de negociação para evitar perdas de mais-valias. Neste sentido, tem ganho maior relevância o recurso a plataformas de investimento automatizado capazes de oferecer ao investidor um controlo mais granular sobre as suas características, otimizando os potenciais lucros.
Plataformas de negociação de criptomoedas
Estas plataformas colocam ao dispor do utilizador, por norma, um conjunto de ferramentas mais diversificado que inclui integrações sociais, análise de portefólio ou a sempre útil equipa de apoio ao cliente.
Conforme podemos ver no site oficial do Bitcoin Rush, existem plataformas que pretendem colocar o investidor em posição de aproveitar as diversas oportunidades que este mercado apresenta.
Estas plataformas são também capazes de negociar criptomoedas de forma ininterrupta, permitindo que o investidor dispensar uma consulta exaustiva do mercado. Automatizando alguns dos processos de negociação ganha-se tempo para outras atividades mas abre-se também a porta a novas oportunidades de receitas através da capacidade do software em analisar tendências 24 horas por dia, todos os dias da semana.
De lado fica também o fator emocional que tanta vezes impede alguns investidores de maximizar as suas receitas, já que estas plataformas analisam dados de forma fria e calculista, adotando estratégias baseadas em regras e não em sentimentos ou interpretações subjetivas.
Outros artigos interessantes: