Minds é uma rede social com pesado foco no mundo das criptomoedas, sendo uma alternativa descentralizada ao Facebook. Atualmente, contam já com mais de 5 milhões de utilizadores, que oferecem inúmeras funcionalidades que além de garantirem a privacidade dos utilizadores, permitem também a promoção e pagamentos através do seu token digital.
Recentemente o fundador desta startup, Bill Ottman, revelou que a Minds decidiu converter cerca de 25% dos seus fundos (aproximadamente 2,5 milhões de dólares) em criptomoedas. Mais concretamente, dividiram estes 25% entre Bitcoind, Ethereum e USDT:
- 5% em Bitcoin
- 10% em Ethereum
- 10% em USDT
Durante os últimos anos vimos várias das principais empresas internacionais, como a Tesla, Square, Coinbase e MicroStrategy, investirem grandes quantias dos seus fundos em criptomoedas. No entanto, Ottman afirma que mesmo as startups mais conscientes sobre o potencial das criptomoedas acabam por não avançar com estas estratégias.
O CEO da Minds espera que esta decisão estratégica da rede social consiga dar início a uma mudança de mentalidade por parte de outras startups.
“Teve um enorme impacto quando a Tesla, a Square e a MicroStrategy fizeram os investimentos. Mas se conseguirmos criar um fenómeno onde as startups investem uma considerável porção dos seus ativos em crypto, seria uma tendência que poderia alterar todo o mercado”, disse Ottman
Minds utiliza o seu próprio token para transações na rede social
A empresa desenvolveu o seu próprio Minds token, atualmente com um valor a rondar os 2 dólares, utilizado para premiar os seus utilizadores por publicações que recebam grande atividade, assim como para promover conteúdo e receber pagamentos.
A rede social quer revolucionar o segmento onde se integra, recorrendo a redes descentralizadas para muitas das suas funcionalidades. Minds utiliza a blockchain de Ethereum para operacionalizar o seu token, deixa os seus utilizadores ligarem-se à carteira de crypto MetaMask e utiliza o protocolo descentralizado Matrix para a sua plataforma de mensagens.
Para já, parece que a comunidade de utilizadores de Portugal e Brasil é ainda muito reduzida, mas acreditamos que isso mudará muito em breve. Especialmente com as grandes polémicas a envolverem as grandes redes sociais e regulares problemas de funcionamento, os utilizadores procuram cada vez mais por alternativas. Minds poderá ser a alternativa perfeita para muita gente.
Ainda que não pareça existir uma grande comunidade portuguesa, decidimos criar um grupo para partilha de notícias e dicas sobre tecnologia na rede social Minds. Neste grupo o objetivo será partilhar conteúdo de várias fontes reconhecidas em Portugal, e não apenas do Techenet, para que os utilizadores possam tirar o máximo proveito desta nova plataforma.
Junta-te ao grupo Tech Portugal no Minds e começa já a explorar a Minds!
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: