O dia chegou! O Windows 11 já está a ser disponibilizado pela Microsoft, sendo que os computadores e tablets que cumpram os requisitos exigíveis, começarão a receber a atualização a partir de hoje.
Sendo uma atualização à escala global, os vários dispositivos por todo o mundo receberão a atualização de forma gradual, com a Microsoft a avançar que o processo de atualização poderá demorar algumas semanas, prevendo-se que o final deste processo aconteça no início de 2022.
A atualização estará disponível de forma gratuita para todos os dispositivos com Windows 10 e que cumpram os requisitos mínimos abaixo indicados:
- Sistema: Windows 10 (versão 2004 ou posterior)
- Processador com pelo menos 2 núcleos e frequência de 1 GHz
- 4 GB de RAM
- Armazenamento de 64 GB
- Placa Gráfica com suporte para DirectX 12
- TPM 2.0 (Trusted Platform Module)
- Firmware compatível com Início Seguro
- Ecrã de alta definição (720p) com mais de 9” (diagonal), 8 bits por canal de cor.
Como obter a atualização para o Windows 11
A forma mais fácil de obter o Windows 11 será aguardar pela notificação do Windows Update que nos dirá quando a nova versão do software está disponível para o nosso PC. Os utilizadores do Windows 10 terão acesso a uma mensagem como a que podemos ver na imagem acima e que nos fará o convite para instalar o Windows 11.
No entanto, muitos utilizadores querem experimentar de imediato a nova versão do sistema, pelo que, para esses, deixamos algumas dicas abaixo.
Em primeiro lugar, antes de fazer a atualização, aconselhamos o leitor a verificar se o dispositivo em utilização é de facto compatível com o Windows 11. Para tal, basta descarregar a aplicação PC Health Check (em português “Verificação de Estado de Funcionamento do PC), onde nos é dada a possibilidade de verificar a compatibilidade entre o nosso hardware e o novo software da Microsoft.
De seguida, caso o computador seja de facto compatível, deve o utilizador descarregar o assistente de instalação do Windows 11, através deste link. Antes de abrir o assistente de instalação, aconselhamos sempre o leitor a fazer uma cópia de segurança do sistema e a guardar todo o trabalho que esteja a fazer no momento antes de dar início à instalação.
E após todo o trabalho e ficheiros se encontrarem devidamente protegidos, basta abrir o assistente de instalação e seguir os passos indicados para que a instalação seja feita de forma automática, sem qualquer dificuldade para o utilizador, devendo apenas aguardar que, após o processo, seja feita a reiniciação do sistema para que possa usufruir das novas funcionalidades do Windows 11.
Queres conhecer melhor as novidades sobre o sistema da Microsoft? Confere aqui o nosso artigo completo.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: