A Euroconsumers e a Google criaram o Space Shelter, um novo jogo online que pretende sensibilizar os consumidores para as questões de cibersegurança e transmitir comportamentos mais responsáveis no decorrer da navegação online.
A iniciativa surge no âmbito do mês da cibersegurança da União Europeia, que hoje começa. A Google e a Euroconsumers, com as suas congéneres locais em Portugal (DECO PROTESTE), Itália (Altroconsumo), Espanha (OCU) e Bélgica (Test-Achats), uniram-se para criar o jogo online “Space Shelter”.
O jogo “Space Shelter” torna o conhecimento sobre segurança online numa aventura, com gráficos simples, design e som de qualidade. Os jogadores terão a possibilidade de selecionar um avatar escolhido a partir de um conjunto de personagens, passando depois por uma série de cinco mini-jogos antes de finalmente chegarem ao seu destino: o Abrigo Espacial (“Space shelter”).
Ao mesmo tempo, será possível descobrir os elementos que tornam uma conta de Internet segura, desde o uso de um gestor de passwords até à compreensão da autenticação multicaracteres, bem como de diversas configurações de privacidade do consumidor que se encontram disponíveis. O objetivo deste novo jogo é ajudar pessoas de todas as idades a testar os seus conhecimentos e aprender novos truques, bastando para tal uma normal/básica conexão à Internet.
Space Shelter: Fazer a diferença através do jogo
O lançamento do Space Shelter é o início desta parceria, mas não é o fim: a Google fará uma contribuição para apoiar a TechSoup, uma organização sem fins lucrativos que ajuda organizações e instituições de caridade sem fins lucrativos e bibliotecas, permitindo o acesso a doações e descontos em software, hardware e serviços. A TechSoup realizará uma série de nove sessões de formação sobre tópicos relacionados com privacidade e segurança para ONG’s em todos os países onde este projeto será lançado, com o objetivo de atingir até 3.000 ONG’s.
O lançamento do “Space Shelter” também contará com o apoio de 12 YouTubers dos quatro países que, como verdadeiros astronautas, receberão um kit de sobrevivência e formação de uma autoridade na matéria: Paolo Nespoli, ex astronauta, comunicador científico e treinador. Assim, enquanto aspirantes à segurança na internet promoverão o jogo para um grupo mais amplo de consumidores.
“A tecnologia deve melhorar a vida”
“Estamos felizes por unir os nossos pontos fortes e viajar até ao espaço com um parceiro tão incrível como o grupo Euroconsumers. A Google acredita que a tecnologia deve melhorar a vida, e não distraí-la, e é por isso que estamos a fazer esta parceria com especialistas em sociedade civil e jogos para ajudar a criar hábitos digitais saudáveis e tornar o universo online mais seguro.” – Karen Massin, Directora, Government Affairs and Public Policy, European Institutions, Google.
“O Space Shelter torna a aprendizagem sobre cibersegurança mais acessível e até divertida”, refere Marco Scialdone, Head of Litigation & Academic Outreach, Euroconsumers. “Ao aumentar a consciencialização sobre cibersegurança por meio de iniciativas como o Space Shelter, os consumidores sentir-se-ão capazes de beneficiar mais das enormes oportunidades apresentadas pela tecnologia.”
Space Shelter é outro produto frutífero da parceria estratégica entre a Euroconsumers e a Google. A Internet oferece um grande potencial para melhorar vidas – mas apenas se for seguro usá-la. Esta é a razão pela qual a Euroconsumers se associou à Google para tornar a Internet um lugar mais seguro para todos, com um foco particular no bem-estar digital, segurança familiar e privacidade online. A parceria entre a Euroconsumers e a Google visa atingir esses objetivos, capacitando os consumidores com conhecimento, ferramentas e programas, como o Space Shelter.”
“À medida que a tecnologia se torna cada vez mais parte integrante de tudo o que fazemos, às vezes pode distrair-nos das coisas que mais importam para nós. Temos por isso o compromisso de fornecer todas as ferramentas de que os consumidores precisam para desenvolver o seu conhecimento digital. É por isso que estamos ativamente a trabalhar para trazer projetos como este para os diferentes países.”
Outros artigos interessantes: