Você sabe quem é o seu público, como os seus clientes compram e o que eles desejam?
É bem capaz que você tenha uma vaga ideia sobre esses pontos que mencionamos, mas nada vai ser mais eficaz para respondê-los amplamente do que uma Persona.
Sendo ela uma personagem fictícia que representa o seu cliente ideal, ela te ajuda a entender e oferecer o que o consumidor precisa do modo que é mais atrativo para ele.
Sendo essa uma complementação mais específica do conteúdo de Segmentação que já conversamos por aqui, vamos agora encontrar um representante ideal para o seu público!
O que é a persona?
Assim como acabamos de comentar, ela é uma personagem construída a partir de dados reais de seus clientes, de modo a encontrar uma representante perfeita para o público.
Chamada por alguns de buyer persona, ela trará informações específicas como idade, localização, preferências, desejos e muitos outros. Dessa forma, você saberá o que entregar, como e quando, para os seus clientes.
Assim, a personagem vai funcionar como um afunilamento de seu grande público para que seja mais simples e fácil lidar com suas particularidades. Ou seja, pense nela como um cliente real que está 24 horas por dia disposto a responder suas perguntas.
Na prática, usamos a persona como um direcionador de nossas ações, de modo que tudo que for feito dentro de uma empresa deve sempre prezar por estar alinhado a ela.
Vale ressaltar que uma marca não precisa ter apenas uma única “personagem”, afinal é muito difícil unir toda uma gama de compradores em um único representante fictício. Logo, é sugerido que uma empresa tenha entre 2 e 5 diferentes personas de acordo com suas necessidades.
Outro ponto que não podemos deixar de comentar é o das proto personas. Nem sempre teremos ao nosso alcance diversas informações sobre o público, principalmente quando somos uma empresa recém chegada no mercado e sequer temos consumidores ainda.
Quando isso acontece, utilizamos dados gerais obtidos em plataformas como o Facebook Audience Insights para desenvolver a nossa personagem. Desse modo, por ser construída com dados genéricos, ela é nomeada de proto persona.
Como construir uma persona?
Antes de dar início ao passo a passo da construção de uma persona, preciso deixar claro que ela não é uma ferramenta estática. Ou seja, ela precisa ser constantemente refeita e revisitada.
Assim como uma pessoa de verdade envelhece e muda de opinião, a persona também. Por isso lembre-se sempre de conferir se a sua está bem atualizada.
- Conheça o seu público
O primeiro passo para construir sua personagem é saber quem é o seu público. Assim, busque entender quem faz parte do seu nicho de mercado e qual segmento dele você irá atender.
Desse modo, você é capaz de recolher o máximo de informações possíveis de um grupo de pessoas que fazem sentido para a sua empresa.
- Monte um template de persona
Com seu público estabelecido, precisamos começar a desenvolver a persona! Ela irá trazer informações como:
- Nome
- Idade
- Cidade onde mora
- Escolaridade
- Cargo
- Hábitos de compra e consumo
- Hobbies
- interesses pessoais
- Estilo de vida
- Mídias que acessa com frequência
- Objetivos de vida (profissional e pessoal)
- Os principais problemas (dores) no seu dia a dia
- Marcas que admira
- Objeções quanto a sua empresa/produto
Para cada um desses pontos, você deve encontrar pontos em comum dentro do seu segmento de mercado e preencher o seu template de persona.
Fonte: zmotinstitute.com
Uma vez que ele foi completado, podemos criar um pequeno storytelling para tornar a sua personagem mais crível e amigável para a sua empresa.
- Refine a sua persona
Como dissemos, ela é uma ferramenta que nunca para de ser desenvolvida. Por isso, o último passo de qualquer boa criação de persona é o seu refinamento.
Continue a pesquisar os dados e informações que compõem seus clientes e tenha certeza que sua – ou suas – persona se mantenha unida a eles.
Se você optou por fazer uma proto persona, esse é o momento de começar a coletar dados do público para conferir se sua personagem é realmente a ideal para a sua empresa. E não se assuste caso não acerte de primeira.
É mais do que comum que a persona necessite de ajustes constantes. Então faça sem medo de errar!
Conclusão
Uma persona é a chave para que uma empresa realmente conheça seus cliente e seus interesses.
Crie a sua agora mesmo para que possa se aproximar de seu público sem que perca as oportunidades que os próprios consumidores te oferecem!
Outros artigos interessantes: