O evento Microsoft de 22 de setembro trouxe-nos uma panóplia de novos produtos Surface que prometem dar que falar nos próximos tempos. A gigante tecnológica renovou a sua linha de computadores e tablets e trouxe revelou ainda o novo Surface Duo 2, segunda geração do smartphone com dois ecrãs da Microsoft.
Após termos abordado todos os destaques do Surface Duo 2 num artigo próprio (que podes conferir aqui), vamos agora conhecer todos os restantes produtos Surface, que vão também ser os primeiros da marca a chegar ao mercado com a nova versão do sistema operativo para computador mais famoso do mundo: o Windows 11.
Surface Laptop Studio: a nova inovação da Microsoft
Para além do Surface Duo 2, o grande destaque do anúncio de segunda-feira foi o Surface Laptop Studio. Esta é a nova interpretação do computador versátil da Microsoft e vem suceder ao Surface Book 2, com um design diferente de tudo o que a empresa apresentou até agora.
Se a linha Surface Book se destacava pela forma como o seu ecrã podia ser separado do teclado e trabalhar de forma independente como tablet, o Surface Laptop Studio tem uma abordagem diferente. Apesar de poder continuar a ser utilizado como tablet, a Microsoft criou uma estrutura que permite a inclinação do ecrã em utilização de vários modos. Tanto poderá manter o clássico ângulo reto face ao teclado (laptop mode), como poderá ser totalmente “deitado” (studio mode) para funcionar como um verdadeiro tablet, ou simplesmente utilizar o modo intermédio (stage mode), onde o ecrã fica inclinado sobre o teclado, mas proporcionando acesso ao trackpad.
E por falar em ecrã, estamos aqui na presença de um painel IPS LCD de muito boa qualidade, com 14.4 polegadas e resolução 2400x1600p. Esta tela beneficia ainda de uma taxa de atualização de 120 Hz para uma experiência de utilização suave, tem suporte para Dolby Vision e pode ser utilizado com a Surface Slim Pen 2, que possui um compartimento próprio para ser guardada.
Este é um dos mais potentes computadores da Microsoft de sempre, já que vem equipado com processadores quad-core Intel de 11ª geração, com opções Core i5-11300H e Core i7-11370H. A opção i5 utiliza a GPU integrada Iris XE como meio de processamento gráfico principal, enquanto a versão i7 traz consigo uma bem mais potente Nvidia RTX 3050 Ti com 4GB de memória.
Por fim, cabe destacar que o Surface Laptop Studio pode ser configurado com 16 ou 32 GB de RAM e possui duas entradas USB-C 4.0, com suporte para Thunderbolt 4.
A chegada a Portugal está prevista para 2022 com o preço ainda por confirmar. Nos mercados internacionais, o preço do novo computador hibrido fixa-se nos 1600 dólares (cerca de 1360 euros).
Surface Pro 8: preparado para o Windows 11
A oitava geração do tablet Windows mais famoso do mundo traz algumas novidades interessantes. A Microsoft aumentou o tamanho do seu tablet, que passa a ter um painel de 13 polegadas, com resolução 2880x1920p e suporte para taxa de atualização de 120 Hz (pode ser reduzida para 60 Hz) e Dolby Vision.
Este é um tablet ainda mais profissional, com uma melhorada câmara traseira de 10 MP capaz de gravar vídeo em 4K e uma câmara frontal 1080p. Temos ainda incluídos dois microfones far-field e altifalantes de 2W com suporte para Dolby Atmos. Não esquecer o suporte para a nova Surface Slim Pen 2.
Este será também um tablet potente, já que vem equipado com os processadores de 11ª geração da Intel, nomeadamente as opções Core i3-1115G4 (dual-core), Core i5-1145G7 (quad-core) e Core i7-1185G7 (quad-core). Os processadores podem ser acompanhados por até 32GB de RAM e 1TB de armazenamento. A nível de entradas, podemos encontrar Por fim, cabe destacar que o Surface Laptop Studio pode ser configurado com 16 ou 32 GB de RAM e possui duas entradas USB-C 4.0, com suporte para Thunderbolt 4.
Tal como o Surface Laptop Studio, também o Surface Pro 8 chegará em 2022 a Portugal.
Surface Go 3: mais potente do que nunca
Da lista de computadores e tablets anunciada pela Microsoft, o Surface Go 3 será o primeiro a chegar a Portugal. O pequeno tablet acessível continua a apresentar o mesmo design e funcionalidades, mas traz um desempenho melhorado.
Com poucas diferenças para o Surface Go 2, a nova geração do tablet mais acessível da Microsoft chega agora com duas novas opções de processador, nomeadamente o processador dual-core Pentium Gold 6500Y e o processador quad-core Core i3-10100Y.
O ecrã tátil PixelSense de 10,5 polegadas mantém-se intacto, bem como as duas câmaras 1080p e um peso de apenas 544 gramas. A sua chegada a Portugal está prevista para o dia 5 de outubro com um preço de 449 euros. As reservas podem já ser feitas na Microsoft Store e os estudantes têm direito a um desconto de 5% no preço final.
Surface Pro X: nova versão mais acessível
Se és fã do Surface Pro X mas consideras o seu preço demasiado elevado, há boas notícias. A versão Pro X recebe agora uma variante Wi-Fi, que não tem acesso a dados móveis.
Todas as restantes especificações mantém-se as mesmas, com este a ser um dos melhores tablets Windows do mercado. No entanto, o seu preço neste tablet com processador ARM desde para os 900 dólares (cerca de 765 euros) nos mercados internacionais. A sua chegada a Portugal acontecerá também em 2022 e espera-se que esta descida do preço se traduza também em território lusitano.
Microsoft Ocean Plastic Mouse
Pensando no ambiente, a Microsoft vem também oferecer um novo rato para utilizar com os seus dispositivos fabricado com materiais reciclados. A colaboração com a empresa SABIC, responsável pela produção de resina 20% de alta qualidade feita a partir de 20% de plástico reciclado dos oceanos, recuperado das suas águas ou das margens.
Este rato amigo do ambiente serve também de mensagem da empresa norte-americana para reafirmar a sua intenção de reduzir significativamente as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. Podes adquirir o Microsoft Ocean Plastic Mouse a partir de 5 de outubro por um preço de apenas 27,99 euros em Portugal.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: Microsoft
Outros artigos interessantes: