A OnePlus anunciou esta segunda-feira que uma nova interface para Android será criada em colaboração com a OPPO. O novo software vem substituir ambas OxygenOS e ColorOS, correndo, portanto, nos smartphones de ambas as marcas a partir de 2022.
O anúncio foi feito por Pete Lau, que revelou também as intenções da OnePlus para o futuro com esta aproximação à OPPO e também que a próxima geração de smartphones topo de gama OnePlus 10 será a primeira a chegar ao mercado com o novo sistema.
OnePlus 2.0: Pete Lau revela quais os planos da marca para 2022
Apesar de não revelar ainda qual o nome da nova interface unificada, Pete Lau revelou que o projeto de transição tem o nome OnePlus 2.0 e quais os objetivos desta aproximação à OPPO.
De acordo com o CEO (e agora, também a exercer funções executivas na OPPO), a nova interface, apesar de manter a mesma base, será personalizada para os dispositivos OnePlus em algumas áreas, de forma a cumprir com as preferências dos fãs. Gary Chen, responsável pelo desenvolvimento da OxygenOS, será também a “cabeça” do projeto de desenvolvimento do novo software.
Aproveita: OnePlus 8T com desconto de 88€ e portes grátis!
O anúncio desta segunda-feira vem dar seguimento ao anúncio da OnePlus em julho, onde foi revelado que ambas as marcas começariam a colaborar no desenvolvimento dos seus smartphones, com a empresa de Pete Lau a aproveitar os recursos da OPPO, o que se estende também ao software. Na China, os novos smartphones já chegam com o ColorOS, sendo que nos mercados ocidentais o OnePlus Nord 2 recebe também código da interface da OPPO, ainda que mantendo a OxygenOS.
O objetivo das marcas passa a ser comum: oferecer uma experiência suave e rápida, como a OnePlus, mas mantendo a filosofia de segurança, fiabilidade e riqueza de funcionalidades, inerentes à ColorOS da OPPO. O executivo revelou ainda que ambas as empresas passarão a focar-se no desenvolvimento das suas câmaras para superar a concorrência e vão colaborar no desenvolvimento dos smartphones, bem como nas estratégias de distribuição pelos mercados internacionais.
Quanto a lançamentos, como mencionamos já acima, Pete Lau anunciou que a estreia do novo software vai acontecer em 2022 com os novos flagship da OnePlus, sendo que alguns modelos já no mercado receberão também a atualização para a nova interface, ainda que não tenham sido revelados quais.
Será esta uma boa estratégia da OnePlus? É inegável que a OPPO, como fabricante, garante condições a nível de infraestruturas para elevar o nível da empresa originalmente fundada por Carl Pei e Pete Lau, abrindo a porta a uma projeção mundial que tem acontecido a um ritmo algo lento. No entanto, será interessante o quanto esta mudança poderá afetar a imagem da OnePlus junto dos fãs mais fieis, que têm constituído a base para os sucessos nos últimos oito anos.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: Pete Lau
Outros artigos interessantes: