A Covid-19 é uma oportunidade para os cibercriminosos e já foram identificados mais de 5.000 sites de phishing. Ofertas de pagamento falsas e testes COVID-19 com desconto estão entre os mais comuns, mas há novidades,
A última artimanha dos criminosos é a colocação de anúncios de phishing para códigos QR falsos e certificados de vacinação para restaurantes e eventos
Produtos Kaspersky detetam e bloqueiam sites de phishing
Os cibercrimes relacionados com a pandemia atingiram o seu auge em março de 2021. Os investigadores da Kaspersky registaram uma ligeira diminuição em junho, antes de os cibercriminosos intensificarem os seus esforços. Durante este mês, e em comparação com maio, os produtos da Kaspersky detetaram e bloquearam 14% mais sites de phishing. A nível europeu, a empresa de cibersegurança conseguiu bloquear cerca de 300 sites de phishing relacionados com a pandemia, 12 dos quais em Portugal.
“Na maioria das fraudes relacionadas com a pandemia, os cibercriminosos pretendem obter os dados dos utilizadores. O phishing é frequentemente utilizado para isto: um utilizador carrega num link de um anúncio ou email e chega a uma página onde lhe é pedido que introduza informações pessoais e dados do cartão bancário. Uma vez que tenham esta informação, os cibercriminosos podem utilizá-la para roubar dinheiro das contas das vítimas. Se receber uma mensagem sobre a pandemia, recomendamos que verifique sempre duas vezes se a informação é de uma fonte oficial e lembre-se que nunca deve partilhar dados pessoais em sites suspeitos”, comenta Alexey Marchenko, Head of Content Filtering Methods Research da Kaspersky.
Para evitar ser vítima deste tipo de ataques, a Kaspersky recomenda que se mantenha cético em relação às várias ofertas e promoções estranhamente generosas, que recuse carregar em links de emails suspeitos, mensagens instantâneas ou comunicações em redes sociais, que verifique sempre a autenticidade de qualquer website desconhecido que visitar e que utilize uma solução de segurança fiável.
Outros artigos interessantes: