Já alguma vez te sentiste frustrado por o teu telemóvel Android ficar desatualizado demasiado depressa? Bem, parece que a Google e a Qualcomm ouviram as nossas preces! As duas gigantes tecnológicas acabam de anunciar uma parceria que promete estender o tempo de vida dos teus dispositivos Android como nunca antes visto.
Oito anos de atualizações? É mesmo verdade!
Se és como eu, provavelmente adoras ter o software mais recente no teu telemóvel, com todas as novas funcionalidades e melhorias de segurança. O problema é que, tradicionalmente, os smartphones Android têm um tempo de vida de atualizações relativamente curto. Mas isso está prestes a mudar.
A Qualcomm revelou esta semana que está a trabalhar em conjunto com a Google para oferecer até oito anos de atualizações para os novos dispositivos Android equipados com os processadores Snapdragon da série 8 e da série 7 (estes últimos a serem lançados ainda este ano).

Quais smartphones vão receber esta prenda?
Esta novidade fantástica vai chegar primeiramente aos dispositivos que utilizam a plataforma móvel Snapdragon 8 Elite. Isto significa que telemóveis como o OnePlus 13, a série Samsung Galaxy S25, Xiaomi 15, Honor Magic 7 Pro e Asus ROG Phone 9 estão todos na lista para potencialmente receber até oito anos consecutivos de atualizações de software e segurança Android. É uma lista de respeito, não achas?
Mas o que torna esta colaboração tão especial? Segundo a Qualcomm, a promessa de atualizações não se limita apenas ao sistema Android, mas também se estende às atualizações do “kernel” subjacente. O kernel é o núcleo do software, e ao incluir as suas atualizações, a Qualcomm parece estar a facilitar e a tornar mais barato para os fabricantes oferecerem estas melhorias anuais.
“Através desta colaboração, os fabricantes de equipamentos originais podem atualizar de forma mais integrada o software e a segurança nos seus dispositivos, garantindo uma experiência Android mais segura e duradoura para os nossos utilizadores”, afirmou Seang Chau, vice-presidente e gerente geral da Plataforma Android da Qualcomm.
Google puxa a brasa à sua sardinha
É importante notar que a Google já tinha dado um passo importante nesta direção com a série Pixel 8, oferecendo sete anos de atualizações com os seus processadores Tensor mais recentes. A Samsung também seguiu o mesmo caminho com os seus telefones mais recentes, incluindo a série Galaxy S25. Agora, parece que a Google está a tentar estender este nível de suporte a outros telemóveis no mercado, e esta parceria com a Qualcomm é um grande passo para atingir esse objetivo.
Apesar desta excelente notícia, a Qualcomm faz questão de salientar que a decisão final sobre se um dispositivo específico receberá ou não as atualizações prolongadas cabe aos fabricantes de equipamentos originais. Isto significa que será a Samsung, a OnePlus ou qualquer outro fabricante a decidir o nível de suporte que estes telemóveis irão receber.
“Estamos a elevar a fasquia, proporcionando mais flexibilidade para os nossos fabricantes de equipamentos originais e, em última análise, melhorando as experiências dos utilizadores”, disse Chris Patrick, vice-presidente sénior e gerente geral de equipamentos móveis da Qualcomm.
Boas notícias para o teu bolso e para o ambiente
Esta colaboração traz consigo um grande alívio, pois os clientes poderão potencialmente manter os seus dispositivos por mais tempo, em vez de terem de comprar telemóveis novos a cada dois anos.
Isto é particularmente positivo para os telemóveis com os processadores da série 7 que serão lançados ainda este ano, o que significa que dispositivos mais acessíveis também poderão receber suporte prolongado, algo que normalmente era reservado para os telemóveis premium.
Nem tudo são rosas…
Infelizmente, nem todos vão beneficiar desta novidade. Os telemóveis mais antigos, aqueles que não têm os processadores mais recentes, não vão receber estas vantagens. Isto significa que os utilizadores desses dispositivos poderão ter de considerar comprar telemóveis de geração recente em breve se quiserem desfrutar destas atualizações prolongadas.
“As plataformas legadas não podem tirar partido do suporte prolongado. A Qualcomm Technologies continuará a trabalhar com os fabricantes de equipamentos originais nas suas necessidades de suporte de software para plataformas legadas em todas as nossas linhas de produtos”, acrescentou o comunicado de imprensa.
Esta parceria entre a Google e a Qualcomm é uma excelente notícia para o futuro dos telemóveis Android. Com a promessa de até oito anos de atualizações, os nossos dispositivos vão ficar mais seguros, mais atualizados e vão durar muito mais tempo. É um passo gigante para a sustentabilidade e para a satisfação dos utilizadores. Fica atento para mais novidades sobre este tema!
Outros artigos interessantes: