A Xiaomi parece ter voltado ao seu ritmo habitual, apresentando um crescimento incrível em 2024. De acordo com o mais recente relatório da Counterpoint Research, foi a fabricante de smartphones que mais cresceu a nível global, deixando ficar para trás as suas principais rivais, Samsung e Apple.
Este é um feito que por si só já é impressionante, mas torna-se ainda mais incrível se considerarmos que a fabricante chinesa não conta com presença nos Estados Unidos, ao contrário das suas rivais.
O relatório revela que a Xiaomi conseguiu um crescimento global de 1% quando comparado com os valores do ano passado (2023). Por sua vez, tanto a Samsung como a Apple apresentaram uma queda de 1%.
Qual foi o segredo do crescimento da Xiaomi?
Segundo a Counterpoint Research, durante o ano passado a fabricante chinesa realizou vários investimentos estratégicos agressivos no que respeita à sua expansão em vários mercados na Europa, Ásia, e também África. Esta aposta conseguiu colmatar a sua ausência do mercado norte-americano.
Por outro lado, a empresa notou também uma considerável mudança nas estratégias de gestão de portefólio, onde a Xiaomi deixou de apostar tanto em segmentos mais acessíveis, passando a uma posição muito mais forte nos segmentos premium.
Samsung e Apple mantêm a liderança, mas não podem tirar os olhos da Xiaomi
No que respeita à Samsung e Apple, pode-se dizer que tiveram um ano de 2024 bastante “plano” no que respeita à sua evolução no mercado dos smartphones.
A Samsung continua na primeira posição, mantendo o título de maior fabricante de smartphones do mundo, com uma quota de 19%. A sua liderança foi assegurada muito graças ao grande sucesso do Samsung Galaxy S24 e das séries Galaxy A.
Por sua vez, a gigante de Cupertino manteve a segunda posição com uma quota de 18%. A receção da série iPhone 16 não correu como esperado em vários mercados, e segundo a Counterpoint, a disponibilidade muito limitada da Apple Intelligence também não ajudou a que os utilizadores abrissem as suas carteiras.
Outros artigos interessantes:
- Motorola Edge 50 ao preço mais baixo de sempre com desconto de 260€
- Honor quer conquistar um novo segmento em 2025 com este smartphone
- iPhone 17 Air promete bater Samsung como o smartphone mais fino