Com um foco cada vez maior no mercado chinês, a empresa de Elon Musk apresentou oficialmente o novo Tesla Model Y que para já parece ser exclusivo do mercado chinês. Este novo Model Y chega com consideráveis alterações tanto no que respeita ao seu design externo como ao seu interior. Já haviamos ouvido falado deste novo modelo, que até agora era conhecido internamente como “Juniper”.
A Tesla enfrenta cada vez mais competição nos mercados globais, vendo marcas como a BYD a “roubar” uma significante parte das quotas de mercado que no passado pertenciam à Tesla. Com o declínio nas suas vendas globais, a gigante norte-americana deposita grandes esperanças neste novo Model Y para que consiga uma vez mais conquistar um maior volume de vendas fora dos Estados Unidos.
Design do Tesla Model Y foi modernizado e traz maior aerodinâmica
Obviamente que a fabricante optou por não mudar radicalmente a aparência do novo Model Y, visto que se tornou quase um estandarte da Tesla em todo o mundo. Ainda assim, as alterações aplicadas dão um aspeto renovado ao popular carro elétrico e trazem também melhorias de performance aerodinâmica.
Entre as várias alterações, pode-se destacar a presença de uma barra de luz horizontal na dianteira do veículo que se estende de “ponta a ponta”, possivelmente inspirada pelo design da mediática Cybertruck. Ainda na dianteira, é fácil identificar as diferenças no para-choques, que deixa de apresentar o já característico “lábio” do modelo anterior.
Também foi adicionado novo hardware, com uma câmara adicional no para-choques, que muito provavelmente irá auxiliar o sistema de condução autónoma, tornando-o mais eficiente e confiável, assim como ajudar os condutores em manobras de estacionamento.
Muitas novidades no interior, mas o volante continua igual
Foram muitos os rumores que apontavam para uma possível decisão controversa por parte da Tesla no que respeita ao volante do novo Model Y. Muito se falou na possibilidade da empresa optar por trocar o tradicional volante circular, por um volante retangular semelhante ao que vemos na Cybertruck. Boas notícias, isso não aconteceu!
Ainda assim, as novidades implementadas não vão passar despercebidas aos utilizadores que decidirem investir neste novo modelo. Em primeiro lugar, a fabricante decidiu eliminar o manipulo das mudanças, tendo apenas o manipulo dos piscas. O novo Tesla Model Y conta agora com vidros acústicos que prometem reduzir consideravelmente o ruído dentro do habitáculo.
Foi também introduzida iluminação ambiente que pode ser personalizada diretamente no ecrã central do carro, acrescentando um toque especial de sofisticação. Já na traseira do habitáculo podemos destacar a presença de um novo ecrã, que vai garantidamente elevar a experiência de entretenimento.
Vale ainda destacar que agora os bancos traseiros são também elétricos, permitindo aos utilizadores rebater os assentos com o simples pressionar de um botão.
Tesla Model Y chega com novo visual, então e as suas especificações?
Sim, não foi só o visual que mudou nesta nova versão do Model Y. A versão Long Range AWD com jantes de 19″ polegadas apresenta uma autonomia alargada para os 719 km, uma melhoria de 32 km relativamente ao seu predecessor. No que respeita à sua potência, o modelo com bateria grande e tração 4×4 consegue agora alcançar os 100 km/h em apenas 4,3 segundos.
Por sua vez, o modelo com tração limitada ao eixo traseiro consegue alcançar a mesma marca de velocidade em 5,9 segundos.
Quanto ao seu preço, os compradores na China poderão contar com um valor base de 263,500 yuan (cerca de 34,875 euros), um acréscimo de sensivelmente 5% quando comparado com o modelo anterior. As primeiras entregas no mercado chinês estão previstas para março. Infelizmente, devido aos recentes impostos implementados a carros de fabrico chinês, espera-se que entregas na Europa comecem apenas durante a segunda metade do ano.
Outros artigos interessantes:
- Promo: poupa 500 euros num portátil gaming com gráfica RTX 4070
- Nvidia ataca Estados Unidos: medidas anti-China não são para maior segurança
- Saldos na Amazon! Câmara compacta da Sony a preço de amigo por tempo limitado