A Tesla está a desenvolver o seu Cybercab há muito tempo, um carro elétrico de dois lugares, autónomo, e sem volante. Segundo a empresa de Elon Musk, estes carros irão transformar-se na frota de táxis do futuro, destinados exclusivamente para o transporte de passageiro.
No entanto, várias questões estão agora a ser levantadas, após um Tesla Cybercab ter sido avistado perto da Gigafactory no Texas (Estados Unidos)… com volante!
O Cybercab original nunca foi pensado com volante
Foi no ano passado que o Tesla Cybercab foi apresentado oficialmente, concebido para ser exclusivamente um veículo autónomo sem volante. A empresa afirmou durante a sua apresentação que este seria capaz de circular nas estradas sozinho, sem qualquer tipo de intervenção humana.
Agora, com esta recente aparição, várias vozes se fazem ouvir, deixando no ar a possibilidade da Tesla ter reconsiderado os seus planos, resultando em várias alterações na forma como os Cybercabs funcionam.
Existem alguns possíveis motivos para que a Tesla decidisse adicionar um volante ao Cybercab, entre elas um possível plano para lançar uma versão destinada a consumidores, sendo necessário possibilitar a condução manual. Por outro lado, e talvez a mais provável, podem ter adicionado o volante a um dos seus Tesla Cybercab de testes, para que pudesse seguir as suas sessões de teste com um condutor como segurança adicional.

Testes de condução autónoma da Tesla ainda não foram autorizados
A segunda opção torna-se ainda mais provável, visto que a Tesla ainda não está autorizada a realizar testes de condução autónoma para os seus Cybercabs. Por isso, caso queiram realizar testes de circulação em cidade, mesmo que seja o Tesla Cybercab a realizar todo o trabalho, necessitam de colocar um funcionário responsável sentado no lugar do condutor e com um volante disponível caso seja preciso intervir.
O próprio Elon Musk tinha revelado recentemente que a Tesla está a realizar testes de condução autónoma não supervisionados, mas a sua afirmação foi imediatamente questionada visto que a empresa ainda não tem autorização para tal.
Muito provavelmente, o que o magnata pretendia dizer era que estão a realizar testes de condução autónoma, supervisionados por funcionários.
Ainda não se sabe ao certo quais são os planos para os Tesla Cybercabs, mas é bem possível que a empresa acabe por decidir lançar uma versão totalmente autónoma destinada à rede de Robotaxis, e outra destinada a ser vendida comercialmente. Afinal de contas, se assim o fizerem, vão conseguir maximizar o investimento na pesquisa e desenvolvimento necessária para desenvolver o carro.
Outros artigos interessantes: