A Valve prepara-se para lançar uma versão completa do SteamOS, o seu sistema operativo dedicado aos jogos, numa altura em que o mercado dos computadores portáteis para gaming está em forte crescimento. Esta nova versão do sistema promete trazer mudanças significativas à forma como interagimos com os jogos no PC, especialmente no que toca aos equipamentos portáteis.
Um dos principais benefícios do SteamOS será a redução dos custos dos portáteis dedicados aos jogos. Ao contrário do Windows, que requer o pagamento de uma licença por parte dos fabricantes, existe a possibilidade do SteamOS ser disponibilizado gratuitamente, tal como aconteceu anteriormente com as Steam Machines.
Esta redução de custos, combinada com as otimizações do sistema, permite que equipamentos com especificações mais modestas consigam um desempenho surpreendente. Um exemplo claro é o Steam Deck, que mesmo com um processador menos potente do que o AMD Ryzen Z1 Extreme, consegue fazer correr jogos exigentes como o Elden Ring de forma mais eficiente do que o Windows.
Jogos mais otimizados para todas as plataformas
O crescimento do mercado dos portáteis gaming poderá ter um impacto positivo no desenvolvimento de jogos. À medida que estes equipamentos se tornam mais populares, os estúdios terão de considerar seriamente a otimização dos seus títulos para hardware menos potente.
Esta tendência já começou a manifestar-se com jogos como Cyberpunk 2077, que incluiu definições gráficas específicas para o Steam Deck. A necessidade de adaptação a diferentes níveis de hardware poderá resultar numa melhor experiência para todos os jogadores, independentemente do equipamento utilizado.
Linux ganha novo fôlego no mundo gaming
O SteamOS, sendo baseado em Linux, representa uma mudança significativa no panorama dos sistemas operativos para jogos. A Valve tem investido fortemente no desenvolvimento do Proton, uma camada de compatibilidade que permite correr jogos Windows em Linux, frequentemente com desempenho equivalente ou superior.
Este investimento tem consequências importantes para o futuro do gaming em PC. Os programas anti-batota, que tradicionalmente dependem de controladores ao nível do kernel do Windows, poderão necessitar de adaptação ou mesmo de novas abordagens para funcionarem em Linux, potencialmente levando a soluções mais seguras e menos intrusivas.
Uma experiência mais próxima das consolas
O SteamOS pretende trazer para o PC a simplicidade e conveniência típicas das consolas. O sistema está otimizado para funcionar tanto em modo portátil como ligado a um televisor, oferecendo uma interface adaptada a ambos os cenários.
Esta versatilidade abre portas a novas formas de desfrutar dos jogos de PC, incluindo a possibilidade de jogar em cooperativo local, algo tradicionalmente mais associado às consolas. Com rumores sobre uma possível consola SteamOS, conhecida internamente como “Fremont”, esta abordagem poderá ganhar ainda mais relevância no futuro.
A integração natural com televisores e monitores externos, aliada a uma interface pensada para comandos, permite que o SteamOS se destaque face ao Windows em cenários de sala de estar, onde a experiência tradicional de rato e teclado nem sempre é a mais adequada.
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