A Revolut divulgou agora o seu relatório anual sobre as tendências de investimento dos utilizadores em Portugal, e os dados vão certamente deixar muitos surpreendidos. Segundo avança a empresa, em 2024, o número de clientes que abriram contas de investimento em Portugal disparou 179%.
Não se sabe ao certo o que levou a este crescimento exponencial, mas parece que os portugueses estão finalmente a tentar assumir o controlo do seu património, tentando construí-lo ativamente ao longo do ano.

Portugueses têm agora uma média de 3,700 euros nas suas contas de investimento
Outra surpresa, além do pico drástico no número de contas de investimento abertas, a Revolut destaca também que relativamente a 2023, ocorreu um aumento de 31% no montante médio que cada utilizador tem nas suas contas de investimento, equivalendo a 3,700 euros.
Estas duas tendências mostram que os portugueses não estão apenas a “molhar os pés” no mundo dos investimentos. Em vez disso, saltam de cabeça, garantindo que além de experimentarem novas formas de rentabilizar e fazer crescer o seu património, investem montantes consideravelmente maiores.
O relatório da Revolut indica também que as ações tecnológicas foram as mais procuradas no ano passado, tanto em Portugal como no resto da Europa. A Nvidia, com a ajuda da febre da inteligência artificial, foi a ação mais comprada/vendida pelos portugueses, seguida da ETF Vanguard S&P 500 UCITS.

Homens vs Mulheres: quem investe mais?
Apesar da tendência de crescimento generalizado, em Portugal continuam a ser os homens a investir consideravelmente mais. A Revolut vai ainda mais longe e revela que o “investidor típico português” é o homem de 35 anos. Em jeito de comparação, os homens em Portugal apresentam três vezes mais contas de investimento do que as mulheres, e as suas carteiras são também superiores (4,600 euros contra 1,400 euros).
Ainda assim, verificou-se um crescimento meteórico no número de mulheres a abrir contas de investimento na Revolut, com um crescimento de 211% que superou o valor apresentado pelos homens (157%).
Revolut relembra que diversificação é a chave para o sucesso
O relatório da Revolut também destaca a importância da diversificação. As carteiras de investimento dos portugueses são compostas, em média, por 47% de ações dos EUA e da UE, 31% de fundos do mercado monetário e 21% de obrigações. Esta diversificação ajuda a mitigar riscos e a alcançar um maior equilíbrio na carteira.
Rolandas Juteika, Head of Wealth and Trading da Revolut, comentou os resultados: “2024 foi um ano notável, com índices como o S&P 500 e o Nasdaq a crescerem impressionantes 24% e 31%, respetivamente. O aumento da IA e da inovação tecnológica impulsionou o entusiasmo dos investidores, juntamente com a estabilização da inflação e a recuperação da confiança dos consumidores”.
Revolut: a democratização do investimento
Com mais de 1,5 milhões de clientes em Portugal, a Revolut tem-se destacado por democratizar o acesso ao investimento, disponibilizando uma vasta gama de opções, desde ações e ETFs a fundos do mercado monetário e obrigações.
Para quem está a dar os primeiros passos no mundo do investimento, a Revolut oferece o serviço de Robo-advisor, que ajuda a construir e gerir uma carteira de forma automática. Já para os investidores mais experientes, a plataforma disponibiliza o Trading Pro, uma subscrição paga com funcionalidades avançadas e taxas mais competitivas.
A plataforma de investimento da Revolut está disponível tanto através da aplicação móvel como do site oficial.
Outros artigos interessantes: