Você sabe o que é dropshipping? O ano de 2005 iniciou, e a dúvida é: Será que vale a pena investir no dropshipping? Pode não parecer, mas esse questionamento é feito por muitas pessoas que querem empreender através do digital.
E essa falta de certeza com relação a investir no dropshipping, ainda existe por causa da economia, e da evolução tecnológica que traz consigo o surgimento de novas inteligências artificias.
Afinal de contas ninguém quer investir em algo sem pelo menos 45% de certeza que terá algum retorno.
Esse cenário de incertezas surge, porque a sociedade está passando por um período de transição tecnológica, junto com um momento econômico relativamente instável.
Contudo, podemos afirmar que o momento tecnológico atual, que diga-se de passagem, acontece a todo vapor, traz consigo pontos positivos, e um deles a perspectiva da inovação, onde nós seres humanos podemos quebrar paradigmas antigos e simplesmente nos permitir a experimentar ou até mesmo aprender ofícios novos. E o dropshipping é um deles.
Confira abaixo o que é e quais são os principais benefícios de investir no dropshipping em 2025.
O que é dropshipping?
O dropshipping é um modelo de negócio onde a empresa que faz a venda do produto atua como intermediária entre o consumidor e o fornecedor. A loja recebe o pedido, administra o pagamento e envia a solicitação para o fornecedor, que é o responsável pela preparação e entrega dos itens.
Vale a pena investir em dropshipping em 2025?
Sim. Principalmente por que vivemos em uma era onde cada vez mais as pessoas estão se acostumando a consumir produtos e serviços dentro do digital, nos sites de ecommerce.
Onde o dropshipping é feito?
O dropshipping pode ser feito através de plataformas de ecommerce e marketplaces.
9 Vantagens de Investir no Dropshipping
Confira abaixo os principais fatores que fizeram muitos empreendedores apostarem nesse modelo de negócio.
- Redução de custos
- Baixo risco e investimento inicial
- Maior variedade de produtos
- Flexibilidade
- Foco no marketing e vendas
- Escalabilidade ilimitada
- Teste de mercado facilitado
- Menor tempo de lançamento de produtos
- Redução de preocupações logísticas
1.Redução de custos
Atuando através do dropshipping você passa a não ter custos que seriam necessários em uma loja física. Como por exemplo, salário de funcionário, contas básicas como, água, energia, aluguel de espaço físico entre outras despesas.
2. Baixo risco e investimento inicial
O investimento inicial para atuar na área de dropshipping tem um custo benefício muito interessante. Para montar o negócio só é necessário ter ativa uma loja online e contato com o seu fornecedor. Sem ter a necessidade de estoque
3. Maior variedade de produtos
As chances de lucro através do dropshipping são infinitas. Por isso, é muito interessante montar lojas online com uma variedade de produtos. Dessa forma você tem chances de capturar mais leads/clientes e monetizar de forma otimizada.
4. Flexibilidade
Uma loja dentro de um espaço físico exige que disponibilizamos tempo. No dropshipping é diferente. Por se tratar de uma loja online, atuando com essa estratégia você consegue liberdade geográfica, podendo trabalhar do telefone móvel, ou computador de qualquer lugar.
5. Foco no marketing e vendas
Como toda transação da venda acontece no ambiente online é possível focar muito mais nos setores de publicidade e marketing na hora de comercializar os principais produtos do site. Esse é um dos fatores que faz com que a maioria dos dropshipping dê certo.
6. Escalabilidade ilimitada
O marketing digital e as principais ferramentas tecnológicas permitem comodidade na hora de escalar vendas. Como todo processo é feito no digital é possível usar recursos como tráfego pago ou até mesmo o tráfego orgânico com o intuito de divulgar e ampliar as vendas de algum produto.
7. Teste de mercado facilitado
Como a essência do dropshipping é vender sem a necessidade de estoque. É super possível fazer uma estréia de produtos e comercializá-los dentro do mercado, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Para isso, você pode pesquisar e solicitar um produto teste para o seu fornecedor e a partir daí colocá-lo para girar no mercado.
8. Menor tempo de lançamento de produtos
Nessa era tecnológica, tudo acontece muito rápido, as ferramentas de marketing digital junto com as redes sociais, favorecem esse fator. Por isso é super possível lançar produtos através de um prazo mais enxuto. Esse fator faz com que seja possível atuar através de uma variedade maior dentro do próprio e-commerce com muito mais chances de obter larga escala.
9. Redução de preocupações logísticas
Já mencionei aqui que dentro do drop out dropshipping é possível vender produtos em larga escala e sem estoque. Isso faz com que não tenhamos a necessidade de ter espaço físico para armazenar produtos. Ou seja, o modelo de negócio é muito prático.
7 Passos para Você Iniciar no Dropshipping
Se você tem interesse em empreender confira abaixo quais são os principais passos para atuar com dropshipping no ambiente online.
- O primeiro passo é pesquisar um nicho ou segmento que você deseja atuar
- O segundo passo é escolher os produtos a serem vendidos.
- O terceiro passo é selecionar a plataforma de eCommerce.
- O quarto passo é fazer parceria com os fornecedores de dropshipping que sejam de confiança. Para isso é necessário realizar uma busca avançada na internet.
- O quinto passo é criar a sua loja ou site de eCommerce.
- Sexto passo é organizar um processo de atendimento de pedidos com seus fornecedores.
- O sétimo passo é trabalhar na divulgação da sua loja.
A inteligência artificial pode atrapalhar o dropshipping?
Não. O uso da Inteligência Artificial (AI) pode melhorar significativamente a eficiência e a lucratividade das empresas de dropshipping. Ao utilizar AI, você otimiza a maioria das operações. A utilização de chatbots para agilizar o atendimento pode ser um exemplo.
Nesse caso a Inteligência Artificial funciona como um instrumento agregador Pois ela faz com que sobre tempo para tomar decisões mais informadas o que proporciona uma melhor experiência ao cliente, ampliando assim as chances de que ele venha comprar novamente dentro do seu site.
Ferramentas de Marketing que Auxiliam o Dropshipping
- Canva – Ferramenta para imagens e vídeos
- Chatgpt – Desenvolvido pela OpenAi possível criar textos para blogs, redes sociais entre outras funções.
- Copy.ai – Ferramenta de redação com AI que tem a finalidade de gerar conteúdo persuasivo
- Chatfuel-AI – Plataforma de messaging para ecommerce que tem como principal objetivo captar clientes em potencial.
5 Benefícios de Utilizar a Inteligência Artificial no Dropshipping
Confira abaixo os principais recursos que agregam os modelos de Inteligência Artificial com essa modalidade de negócio.
- Entregar conteúdos como imagens e vídeos engajados em questão de minutos
- Oferecer experiência de compra personalizada com recomendações e descontos
- Melhorar o tempo de atendimento do cliente através dos chatbots
- Diminuir os custos- criando geradores de anúncio
- Escalar vendas através de ferramentas projetadas para marketing que analisam as tendências de mercado e comportamento do consumidor.
Conclusão
O início de um novo ano, representa recomeço para muitas pessoas. Inclusive muitas aproveitam o mês de janeiro para trocar de emprego, aprender um ofício novo, trocar de carreira.
Clique no link e confira as principais notícias de tecnologia e marketing digital.
Se você tem habilidade com vendas, entende e gosta da área de marketing digital, o dropshipping pode ser uma alternativa. O modelo de negócio possui um baixo custo, com grandes chances de monetização e sem provocar grandes dores de cabeça como custos com aluguel de loja, espaço para armazenar estoque e outros impostos que uma loja física nos obrigaria a ter.
Outros artigos interessantes: