A Nvidia não poupou palavras quando chegou a hora de partilhar a sua opinião relativamente às recentes medidas anti-China lançadas pelo governo dos Estados Unidos. Segundo a gigante do mundo tecnológico, as novas regulações implementadas pelas autoridades norte-americanas não contribuirão em nada para a segurança nacional.
Ao mesmo tempo, a Nvidia afirma que o principal resultado será obrigar as empresas a recorrer a tecnologias alternativas, o que poderá acabar por afetar não só a continuidade da evolução tecnológica, mas também os preços que os utilizadores terão de enfrentar.
Os avanços dos Estados Unidos para tentar cortar os avanços de fabricantes de processadores chineses nos mercados globais já leva bastante tempo, mas desde que a Huawei lançou o seu novo processador Kirin com o Huawei Mate, uma brasa parece ter reacendido.
O Vice Presidente de relações governamentais da Nvidia — Ned Finkle — afirma que esta “política de controlo nacional extrema irá afetar fabricantes de computadores em todo o mundo, não ajudando em nada no que respeita à segurança nacional”.
Joe Biden está a tentar “minar” a chegada de Donald Trump ao poder
Entre várias outras medidas de última hora tomadas pelo ainda Presidente dos Estados Unidos, estas regulações que afetam a importação de processadores fabricados na China parecem ser demasiado reativas, parecendo apenas medidas para dificultar o regresso de Donald Trump à cadeira do poder. Finkle realçou o facto destas medidas serem implementadas apenas algumas semanas antes da tomada de posse, e sugeriu a Biden para basicamente estar quietinho.
Mas nem tudo é mau, pois a Nvidia vê com bons olhos o regresso de Trump ao poder máximo dos Estados Unidos, especialmente considerando que no passado a sua administração não foi tão severa com regulações para bloquear trocas comerciais com fabricantes chinesas.
É importante realçar que estas ações por parte dos Estados Unidos estão longe de impactar apenas empresas no país. Já vimos no passado que este tipo de regulações acaba por afetar utilizadores em todo o mundo, deixados com poucas opções para poder acompanhar os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos e desfrutar de preços razoáveis.
No que respeita à Nvidia, já afirmar que com a chegada destas novas regulações, terão muito mais dificuldades para conseguir garantir a exportação dos seus processadores de inteligência artificial, com apenas alguns países a conseguir acesso a esta nova tecnologia.
Outros artigos interessantes:
- Promo: poupa 500 euros num portátil gaming com gráfica RTX 4070
- Google Gemini no Android está cada vez melhor: vê as novidades!
- Fim às contas “falsas”? X anuncia novo rótulo para contas de humor e sátira