Certamente que ouviste falar da grande polémica gerada nos Estados Unidos com o banimento do TikTok, e o correspondente desaparecimento da App Store e Google Play Store. Além do TikTok, várias aplicações pertencentes à ByteDance acabaram por ter o mesmo destino, para desespero de milhões de utilizadores.
Agora, assim como aconteceu em situações passadas como o desaparecimento do jogo FlappyBird, muitos utilizadores começaram rapidamente a tentar tirar máximo proveito desta situação. Num curto espaço de tempo começaram a surgir inúmeras listagens no eBay, onde estavam a ser vendidos iPhones com o TikTok instalado, por preços simplesmente ridículos.
Atenção que “ridículos” está longe de ser um exagero, visto que foi possível encontrar listagens que variavam entre os 2,000 dólares… e os 50,000 dólares!
Percebe o que levou a este fenómeno incrível de iPhones no eBay
Há exatamente uma semana, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos tomou a decisão final de manter a lei que impões a proibição do TikTok no país, tendo a lei entrado em vigor no dia 19 de janeiro. Assim que a lei entrou em vigor, tanto a Apple como a Google foram obrigadas a remover o TikTok das suas lojas de aplicações.
Apesar da lei ter entrado em vigor, Donald Trump decidiu intervir rapidamente (no domingo), afirmando que iria suspender a proibição assim que tomasse posse e voltasse a ser o Presidente dos Estados Unidos. Com esta imposição foi depois emitida uma ordem executiva que colocava em prática uma suspensão de 75 dias para a aplicação da já mencionada lei.
Ainda que tenha de certa forma salvo o TikTok nos Estados Unidos, o agora Presidente alertou que para uma das suas condições para que a aplicação tenha uma longa vida nos Estados Unidos. Para que isso aconteça, é preciso que durante os próximos 75 dias o TikTok US tenha pelo menos 50% das suas ações compradas por uma empresa norte-americana, de forma a que a gestão da plataforma em território americano não seja feita exclusivamente pelo governo chinês.
Não sabemos se houve realmente alguém que decidiu ser um bom investimento pagar milhares de euros por um simples iPhone, só porque tinha o TikTok instalado, mas se o fizeram, rapidamente se arrependeram.
Parece pouco provável que Donald Trump deixe mesmo a rede social desaparecer dos Estados Unidos, até porque ao longo dos últimos anos acabou por se tornar uma fonte de rendimento muito importante para milhões de utilizadores. O desaparecimento permanente do TikTok poderia acabar por criar uma crise em diversos setores.
Outros artigos interessantes: