A evolução não faz mais parte do nosso futuro, ela acontece agora! Motivo: Alta demanda influenciadores virtuais.
Neste ano de 2025 os influenciadores digitais estarão mais presentes em nossas redes sociais.
A partir de agora a evolução e a democratização tecnológica vai permitir que empresas de pequeno porte desenvolvam avatares para distribuição de conteúdos online.
Essa notícia pegou muita gente de surpresa. Principalmente os profissionais que trabalham inseridos no setor de marketing digital e tecnologia. Podemos dizer que esse é um tema sensível para Influenciadores e digitais influencers que trabalham arduamente para conquistar e manter um público cativo.
Para eles, os influenciadores virtuais, movidos pela Inteligência Artificial (AI), seriam exclusividade apenas de grandes estúdios e Instituições. Contudo, esse modelo de tecnologia estará mais acessível para as pessoas que atuam com empreendedorismo digital.
Segundo informações do Big Tech, em dezembro de 2024, o Google apresentou o Veo 2, atualização da ferramenta de inteligência artificial que utiliza comandos de texto para a criação de vídeos. O fato é que essa nova versão, traz uma compreensão aprimorada da física do mundo real e das nuances do movimento e da expressão humana, o que melhora os detalhes.
Agora a pergunta que não quer calar é: Os influenciadores virtuais seriam uma ameaça para os influenciadores digitais? Como vão ficar esses profissionais dentro do mercado? Eles perdem espaço?
Confira o nosso artigo e fique por dentro das principais novidades que envolvem esse tema. Mas antes…
O que são influenciadores virtuais?
São avatares, com projeção de imagem similar ao dos seres humanos, criados com tecnologia de computação gráfica e inteligência artificial com a finalidade de aparecerem como figuras públicas, desempenhando papéis semelhantes aos de influenciadores humanos nas redes sociais.
7 Benefícios de contratar os Influenciadores Virtuais
Assim como o influenciador digital, o influenciador virtual tem o papel de potencializar e credibilizar um produto ou serviço, atraindo possíveis clientes em potencial que são os chamados de “seguidores” construindo para gerar uma percepção positiva da marca.
- Possibilidade de desenvolver mais roteiros sem limitação humana
- Maior flexibilidade para se adaptar com vários públicos e segmentos
- Maior controle de comunicação – mensagem
- Aumento de Visibilidade da marca
- Muito mais chances de conversão de vendas
- Auxilia na construção de comunidade
- Possibilidade de alcançar novos mercados
Quais são as 4 características dos Influenciadores Digitais?
- Criações Digitais: Avatares gerados por computador.
- Possuem Narrativas personalizadas pelos seus criadores
- Presença em redes sociais: Em redes como Tik Tok, Instagram e Youtube, promovendo produtos e serviços e interagindo com os seguidores
- São controlados pelos seus criadores: Que permite uma conduta muito mais previsível
Criados através de modelagem 3D, os influenciadores virtuais funcionam como personagens digitais e eles podem ser classificados em diferentes categorias que podem ser separadas por suas principais características com a principal finalidade de atingir público-alvo.
7 Características dos Influenciadores Virtuais
Segue abaixo alguns modelos de influenciadores movidos pela inteligência artificial que podem atuar em diversos segmentos
- Avatar de Entretenimento
- Avatar Especialista ou Educadores
- Avatar de Marca
- Avatar Inspiracional
- Avatar de Games
- Avatar Celebridade Digitais
- Avatar Ativistas Virtuais
1. Avatar de Entretenimento
Esses influenciadores virtuais são criados com foco em conteúdo divertido, criativo e envolvente. Eles têm potencial para dançar, fazer humor e interagir com seguidores de forma descontraída. Geralmente esses influenciadores atuam no segmento de música, moda e lifestyle.
2. Avatar Especialista ou Educador
O avatar especialista ou educador, tem a função de compartilhar conhecimento e conteúdos educativos de segmentos específicos. Esse modelo de influenciador virtual tem capacidade de abordar qualquer assunto e dos temas mais variados como por exemplo: Tecnologia, saúde, sustentabilidade ou ciência.
Como possuem o foco em educação, eles oferecem informações úteis e relevantes para um público que tem interesse em aprender e se qualificar.
3. Avatar de Marca
Como o próprio nome diz, o avatar de marca tem a função de promover produtos e serviços. Eles surgem como uma espécie de porta-voz que tem o intuito de interagir diretamente com consumidores tendo como principal finalidade gerar identificação com a marca.
Acredita-se que esse modelo de influenciador digital será o mais procurado por grandes instituições.
4. Avatar Inspiracional
Esse modelo de influenciador virtual tem como principal foco influenciar as pessoas compartilhando mensagens motivacionais e contando histórias inspiradoras.Eles são muito comuns no segmento de saúde. Influenciando bem-estar, superação e positividade. Incentivando um lifestyle equilibrado.
5. Avatares de Games
Os fãs de jogos serão influenciados pelos avatares de Games. Obviamente eles estarão inseridos dentro do contexto de jogos. Mas o seu principal papel é se apresentar como um influenciador digital real, que obviamente atua fora desse ambiente. Essa estratégia tem a função de nos atrair para a realidade.
Dentro das redes sociais eles se apresentam como personagens, que promovem a divulgação de jogos, participam de eventos e atuam diretamente na criação de conteúdos relacionados à cultura gamer.
6. Avatar de Celebridades Digitais
O avatar de celebridades digitais entra neste cenário com o papel de Influenciadores virtuais que imitam a vida de uma celebridade. Divulgando seus respectivos estilos de vida glamouroso, participando de eventos sociais, completamente imergidos em colaborações de alto nível.
Esse modelo de inteligência artificial pode trabalhar em campanhas publicitárias e até mesmo lançar marcas autorais
7. Avatar Ativista Virtual
O avatar que é ativista virtual surge com a finalidade de promover causas que envolvam meio ambiente, sustentabilidade e direitos humanos. De forma resumida, esse modelo de influenciador virtual tem o principal papel de defender causas sociais, ambientais ou políticas.
A sua principal função é aparecer nas nossas redes com a intenção de gerar sensibilização do público para causas que são importantes dentro do nicho.
Conclusão
Parece que os influenciadores virtuais prometem revolucionar o mercado. Entretanto, será que essa nova evolução da inteligência artificial é uma ameaça para os influenciadores reais? Será que os influenciadores digitais estão com seus empregos ameaçados, ou existe espaço no mercado digital para todo mundo?
Empresas como Burger King e até mesmo o próprio Tik Tok já aderiram aos influenciadores virtuais.
O fato é que as empresas que atuam dentro de grandes redes sociais como por exemplo: Tik Tok e Instagram aumentam sua escala de possibilidades para divulgação de seus produtos e serviços, contudo não sabemos ainda como será o futuro dos digital influencer que sobrevivem para gerar conteúdo.