O destino do TikTok nos Estados Unidos não tem sido fácil, com a rede social chinesa a enfrentar um possível banimento já a partir do dia 19 de janeiro. O Supremo Tribunal deverá tomar a sua decisão face ao último recurso apresentado pela ByteDance, onde será revelado se a empresa terá de abandonar os Estados Unidos ou não.
Face a uma possível expulsão, uma fonte revelou à Bloomberg que os oficiais chineses claramente preferem que o TikTok US continue sobre controlo da ByteDance, mas se o recurso lançado ao Supremo Tribunal falhar, querem estar preparados com planos de contingência. Aparentemente um dos planos de contingência poderá passar pela compra do TikTok US por parte de Elon Musk.
As mesmas fontes avançaram que Musk iria controlar o TikTok US através da sua outra rede social, X (antigo Twitter). Caso isso venha a acontecer, o magnata iria ganhar acesso a um volume inacreditável de informações, que segundo o governo norte-americano podem tornar-se uma ameaça à segurança nacional caso fiquem nas mãos de uma empresa controlada pelo governo chinês.
Será que Elon Musk está mesmo a ponderar esta possibilidade?
Até agora Elon Musk ainda não se pronunciou sobre esta possibilidade, o que é de estranhar caso fosse mesmo uma possível realidade. Ainda assim, poderia não ser uma terrível idea para Musk, visto que o número de utilizadores do X continua a cair de forma consistente, enquanto o TikTok continua a crescer exponencialmente nos Estados Unidos. Outro benefício seria o acesso a informações referentes a mais de 170 milhões de utilizadores, que poderia ser extremamente valiosa para fazer “explodir” a sua xAI.
Mas nem tudo são rosas. É difícil saber se Musk tem condições para avançar com a compra do TikTok US, que foi avaliado no ano passado em cerca de 50 mil milhões de dólares. Mesmo estando no topo das pessoas mais ricas do mundo, a sua compra do Twitter em 2022 por 44 mil milhões de dólares ainda está a dar grandes dores de cabeça, sendo virtualmente impossível limpar esse prejuízo.
Além disso, existe também a possibilidade do governo bloquear a compra, mas esse cenário parece menos provável visto que Elon Musk e Donald Trump parecem ter-se tornado melhores amigos durante a última campanha presidencial.
Com a decisão do Supremo Tribunal a apenas poucos dias de ser revelada, vamos precisar de saber qual será o veredicto para ver se a nova “novela” de Elon Musk terá pernas para andar.
Outros artigos interessantes: