A Ayaneo apresentou um novo PC portátil gaming com Windows que promete revolucionar a forma como jogamos em qualquer lado, o Ayaneo 3. É verdade que há muitos pontos interessantes sobre este novo computador, mas o que mais se destaca é o facto de ser o primeiro do seu género a apresentar um design modular.
Mas, funcionalidades extra à parte, sendo um PC portátil gaming, é inevitável que os pontos mais importantes são mesmo as suas especificações, para sabermos se vai permitir jogar qualquer jogo, em qualquer lado.
![WhatsApp Channel CTA TecheNet Whatsapp channel cta](https://www.techenet.com/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Channel-CTA-1200x94.webp)
O Ayaneo 3 chega equipado com processadores AMD de última geração, incluindo o Ryzen 7 8840U e o Ryzen AI 9 HX 370. Especialmente para quem optar pela segunda opção, vão poder ter a certeza que não há jogo que seja desafio para o Ayaneo 3, pois vai conseguir correr qualquer jogo com os gráficos no máximo, para que tenhas a melhor experiência de jogo possível.
Obviamente que de nada adianta conseguir jogar com gráficos no máximo se não tiveres também um ecrã à altura. A pensar nisso, a fabricante decidiu apostar num painel OLED de 7″ polegadas, com suporte para uma taxa de atualização de 144 Hz e brilho máximo de 800 nits. Também neste caso terás uma segunda opção, mais acessível, com um painel LCD com taxa de atualização de 120 Hz e brilho máximo de 500 nits.
![Ayaneo 3 PC Portatil Gaming 6 TecheNet Ayaneo 3 - pc portátil gaming (6)](https://www.techenet.com/wp-content/uploads/2025/01/Ayaneo-3-PC-Portatil-Gaming-6-1200x675.webp)
PC portátil gaming modular? Como é que o Ayaneo 3 faz isso?
Quando falamos em design modular, não estamos propriamente a falar na possibilidade de trocar os seus componentes de hardware como se fossem peças de LEGO. Em vez disso, esta abordagem modular aplica-se principalmente aos controlos oferecidos pelo Ayaneo 3. Independentemente do teu estilo de jogo, ou o tipo de jogos que mais gostas, vais ter uma opção de controlos à tua disposição que te vai ajudar a melhorar e muito.
Queres trocar os botões ABXY? Não há problema, o Ayaneo 3 vai-te ajudar. Preferes uma organização de controlos mais focada em jogos de luta? Também vais ter um módulo a pensar nisso mesmo! Resumidamente, vais poder criar um total de 56 configurações no Ayaneo 3.
Mas as surpresas não se ficam por aqui. A empresa disponibilizou também gatilhos de efeito Hall de dois estágios, giroscópios de seis eixos e botões traseiros personalizáveis. Além disso, através do software AYASpace 3.0, vais conseguir criar macros, scripts e atribuir funções complexas a cada botão. Basicamente, desde que tenhas paciência, vais conseguir configurar cada detalhe do Ayaneo 3 para que se adapte na perfeição à tua forma de jogar.
E sem ser para jogos, também vale a pena!
Esta não é uma consola portátil, é um PC portátil. Graças à presença do Windows 11 e especificações de topo, também vais poder instalar as tuas aplicações favoritas, navegar na internet, ver vídeos no YouTube ou Netflix, ou até mesmo trabalhar. Com a presença de duas portas USB4, uma interface Oculink e um leitor de cartões microSD, tens à disposição tudo o que precisas para poder transformar o Ayaneo 3 numa ferramenta de trabalho.
Para complementar toda a experiência de utilização, este PC portátil gaming conta com duas colunas HyperSound 2.0, bateria de 49 Wh e um carregador USB-C de 65W.
Não comeces já a bater palmas… a tua carteira não vai gostar!
O Ayaneo 3 já foi disponibilizado em pré-venda, com as primeiras unidades a chegar às mãos dos utilizadores a partir de março. Na China, o modelo base com Ryzen 7 começa nos 4,999 yuan (cerca de 650 euros), enquanto que a versão com o Ryzen AI 9 chega com um preço de 8699 yuan (cerca de 1,150 euros). É importante realçar que estes são os seus preços no mercado chinês, que habitualmente é muito mais acessível que os mercados na Europa.
Para os utilizadores na Europa, podem reservar o seu Ayaneo 3 através da plataforma de crowdfunding IndieGogo, onde estes são os atuais preços com promoção de lançamento aplicada:
- OLED com processador Ryzen 7 (16 GB + 512 GB) — 671 euros
- LCD com processador Ryzen 7 (16 GB + 512 GB) — 671 euros
- OLED com processador Ryzen 7 (32 GB + 1 TB) — 863 euros
- LCD com processador Ryzen 7 (32 GB + 1 TB) — 863 euros
- OLED com processador Ryzen 7 (64 GB + 2 TB) e AYANEO Magic Module — 1,151 euros
- OLED com processador Ryzen AI 9 (32 GB + 1 TB) — 1,247 euros
- LCD com processador Ryzen AI 9 (32 GB + 1 TB) — 1,247 euros
Outros artigos interessantes: