A Nvidia, gigante do mundo dos processadores gráficos, está a enfrentar um processo judicial que alega que a empresa escondeu o impacto do mercado das criptomoedas no seu sucesso. O Supremo Tribunal dos Estados Unidos rejeitou o pedido da Nvidia para encerrar o processo, o que significa que a batalha legal vai continuar nos tribunais inferiores.
Este caso teve origem em dois processos judiciais de investidores, que remontam a 2018. Os investidores alegam que a Nvidia e os seus principais executivos fizeram declarações falsas e enganosas, minimizando o impacto do volátil mercado de criptomoedas no seu crescimento de receita e exagerando a sua capacidade de adaptação às mudanças.
Na altura, a procura por processadores da Nvidia disparou devido à “febre” das criptomoedas, especialmente para mineração de moedas como o Ethereum. No entanto, com a queda do valor das criptomoedas, a procura diminuiu consideravelmente, impactando as vendas da Nvidia. Os investidores acusam a empresa de não ter sido transparente sobre esta dependência.
Um caso com história
Esta não é a primeira vez que a Nvidia enfrenta problemas legais relacionados com as criptomoedas. Em 2022, a empresa chegou a um acordo com a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, pagando uma multa de 5,5 milhões de dólares por acusações semelhantes. Na altura, a Nvidia não admitiu qualquer irregularidade no acordo.
O porta-voz da Nvidia, John Rizzo, afirmou que a empresa está “totalmente preparada para continuar a sua defesa” e que “padrões consistentes e previsíveis em litígios de valores mobiliários são essenciais para proteger os acionistas e garantir uma economia forte”.
Mais problemas legais no horizonte?
Para além deste processo, a Nvidia está a ser investigada por alegadas práticas anticoncorrenciais, tanto pelas autoridades chinesas como pelo Departamento de Justiça dos EUA.
Este caso levanta questões importantes sobre a transparência das empresas de tecnologia em relação aos seus investidores, especialmente num mercado tão volátil como o das criptomoedas. Será que a Nvidia estava a tentar esconder a sua dependência do mercado de criptomoedas? Só o tempo e os tribunais o dirão.
Outros artigos interessantes:
- Apple Intelligence chega à Europa e ao Canadá!
- Honor 90 atinge novo mínimo histórico com desconto de 313€
- OnePlus Nord CE4 Lite 5G chega a Portugal com desconto de 110€