O dinheiro está curto? Sem problemas: a Cidade Maravilhosa ainda pode ser apreciada sem gastar muito
Praias badaladas, bares e restaurantes para todos os gostos e muitas belezas naturais… É difícil encontrar alguém que nunca sonhou em visitar o Rio de Janeiro, não é? No entanto, será que é possível aproveitar um passeio nela gastando pouco?
Afinal, muita gente acredita que uma viagem para o Rio de Janeiro significa grandes despesas com hotéis e alimentação. E a verdade é que não é bem assim: é possível conhecer muita coisa boa da Cidade Maravilhosa em passeios gratuitos ou com gastos bem controlados. Que tal conhecer alguns desses lugares no texto a seguir?
Centro Cultural Banco do Brasil
Você acha que a Cidade Maravilhosa é apenas praias e badalação? Nada disso! O Centro Cultural Banco do Brasil é uma excelente alternativa de passeio econômico. Com programação diversificada e bem variada, ele é um lugar incrível para contemplar exposições de arte, aproveitar mostras de filmes ou assistir a peças de teatro.
A entrada neles é gratuita e você pode acompanhar exposições bastante diferenciadas a cada vez que for, uma vez que elas estão sempre mudando. No caso do teatro e do cinema, há um valor, mas o preço das entradas é bem acessível.
Praia de Copacabana
Não tem como ir ao Rio de Janeiro e não visitar uma das praias mais famosas do planeta, não é mesmo? Apesar de todo o renome, é possível tomar um banho de mar em Copacabana gastando pouco. Além do mar e da areia, também há locais de graça para conhecer na praia.
À esquerda, localiza-se o Forte do Leme, cuja entrada não é cobrada. No canto direito, fica o Forte de Copacabana, cujo ingresso custa R$ 6,00. Lá, a pessoa pode conhecer vários artefatos históricos, além de visitar um museu e ir a cafeterias.
Parque Nacional da Tijuca
O Parque Nacional Tijuca abriga trilhas para cachoeiras e permite que o turista conheça de perto uma parte intocada da Mata Atlântica. Um lugar perfeito para fazer piqueniques e relaxar.
Para que o passeio fique ainda mais especial, vale a pena tanto visitar a Vista Chinesa quanto a Trilha da Pedra Bonita. A primeira tem mais de 100 anos e oferece um vislumbre encantador do Rio de Janeiro, sendo possível observar locais como Pão de Açúcar, Morro Dois Irmãos e o Cristo Redentor.
Já a trilha, de dificuldade média, tem duração em torno de 30 a 50 minutos, resultando em uma vista linda do Cristo Redentor, da Praia da Barra e do Recreio. Porém, é preciso lembrar-se de levar sua garrafinha de água, chapéu e protetor solar para se proteger do sol intenso.
Parque Lage
Aproveite sua ida ao Parque para visitar o Parque Lage. Os jardins do casarão de 1920 integram o Parque Nacional da Tijuca, de modo que o lugar acabou sendo tombado pelo IPHAN, tornando-se uma área de conservação.
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage realiza diversas exposições e cursos, o que torna esse passeio muito mais atrativo para quem é apaixonado por artes. Além disso, o parque tem grutas artificiais, trilhas, lago, piscina e algumas quedas d’água: todas podem ser exploradas nas caminhadas ecológicas que acontecem.
Casa Paladino
Para fechar, é preciso destacar um ponto da gastronomia carioca, não é mesmo? Entre as milhares de opções, vale a pena conhecer a Casa Paladino, tradicional bar do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1906, ele preserva a decoração e estrutura da sua época de abertura, além de contar com um menu com preços acessíveis. Não é preciso pagar para entrar, com a única despesa sendo o que o turista consumir.
Os destaques gastronômicos da casa são sanduíches, omeletes, bolinho de bacalhau e, claro, o chopp gelado para vencer o calor do Rio. Aberto todos os dias das 7h às 19h, é o ponto perfeito para aproveitar comida boa no coração da cidade.
Outros artigos interessantes: