A utilização de rastreadores de localização alimentados por bateria, como os AirTags da Apple e várias opções da Pebblebee, tem aumentado nos últimos anos. Com este aumento, surge também o risco de perseguição tecnológica. Para combater este problema, a Android tem vindo a oferecer funcionalidades que detetam rastreadores indesejados, notificando-te caso o rastreador de outra pessoa esteja perto de ti há algum tempo.
A Google anunciou recentemente algumas funcionalidades adicionais para te ajudar a lidar com rastreadores indesejados. Numa publicação no seu blog, a Google destacou duas novas funcionalidades especificamente para rastreadores compatíveis com a funcionalidade “Encontrar o meu dispositivo” (Find My Device).
Pausa a partilha de localização e encontra rastreadores próximos
A primeira funcionalidade permite-te pausar temporariamente a partilha da localização do teu dispositivo para a rede “Encontrar o meu dispositivo” por até 24 horas, caso o teu telemóvel Android detete que um rastreador compatível com esta funcionalidade que não te pertence está por perto há algum tempo. Esta ação irá impedir imediatamente que a tua localização seja exposta ao proprietário do rastreador, dando-te tempo para o localizar e lidar com a situação.
A segunda funcionalidade adicionada aos alertas de rastreador desconhecido permite localizar o rastreador se este estiver por perto. Esta funcionalidade baseia-se em Bluetooth, pelo que não é muito precisa e apenas consegue avaliar a localização através da força do sinal. No entanto, pode ajudar-te a determinar se um rastreador indesejado está no teu carro ou na tua mochila, por exemplo. Também poderás aceder a instruções sobre como desativar fisicamente o rastreador assim que o encontrares.
Funcionalidades nativas no Android
Embora estas novas funcionalidades visem combater o abuso da rede “Encontrar o meu dispositivo” da Google, a empresa realça que as funcionalidades de segurança em si são nativas do Android e não fazem parte da rede ou aplicação “Encontrar o meu dispositivo”. Isto significa que não precisas de ter interagido com a funcionalidade “Encontrar o meu dispositivo” para tirares partido das funcionalidades de segurança, como os alertas de rastreador desconhecido.
É importante relembrar que estas funcionalidades são independentes da aplicação “Encontrar o meu dispositivo” e estão integradas no sistema operativo Android.
A importância da segurança e privacidade
Idealmente, nunca terás de interagir com estas novas funcionalidades, mas ainda assim é bom que elas existam. Espera-se que a nova funcionalidade de pausa temporária da localização e a funcionalidade de encontrar rastreadores próximos cheguem ao teu dispositivo em breve.
Com estas novas funcionalidades, a Google reforça o seu compromisso com a segurança e privacidade dos utilizadores Android, oferecendo ferramentas para combater a perseguição tecnológica e garantir a tua tranquilidade.
Outros artigos interessantes:
- Apple Intelligence chega à Europa e ao Canadá!
- Google Gemini 2.0 chega com capacidades surpreendentes de IA
- Honor 90 atinge novo mínimo histórico com desconto de 313€