A Omexom e a Hyperion celebraram dois contratos de Full EPC para construir centrais fotovoltaicas em Estremoz e Alcochete, totalizando uma capacidade de 72,2 MWp e ocupando uma área de 128 hectares.
Os projetos envolvem a instalação de cerca de 73 mil módulos fotovoltaicos bifaciais em Estremoz, com uma capacidade de 51,8 MWp, e aproximadamente 29 mil módulos em Alcochete, atingindo 20,4 MWp. As obras estão em curso em ambos os locais.
Parceria e experiência no setor energético
A Hyperion, com presença no setor das energias renováveis desde 2006, já desenvolveu mais de 640 MW de energia solar na Península Ibérica. A empresa é uma referência na implementação de energias limpas em Portugal e expandiu recentemente a sua atividade para tecnologias como baterias de armazenamento, hidrogénio e energia eólica.
A Omexom, marca da VINCI Energies, trabalha com clientes para desenvolver soluções sustentáveis que contribuem para a transição energética.
Assinar este contrato é um marco muito importante para o crescimento da Hyperion em Portugal, não só pelo que representa para estes dois projetos, mas também porque, sendo o primeiro com a Omexom, marca o início de uma nova relação. Acreditamos que empresas em crescimento precisam de parceiros de longo prazo, e é isso que procuramos em cada compromisso que assinamos. Estamos confiantes de que a execução destes dois projetos estratégicos está em boas mãos, e que a experiência da Omexom resultará na entrega de ativos de grande valor.
Aytea Amandi, CEO da Hyperion
A Omexom trabalha com os seus clientes, colaboradores e parceiros para alcançar de facto a promessa da transição energética. São projetos reais de elevado impacto e desempenho que transformam, a par e passo, a sustentabilidade energética do nosso país. A Hyperion encontrou na nossa marca, e na nossa equipa, uma proposta de confiança e compromisso de sucesso, neste caminho conjunto. Espera-nos uma jornada de grande envolvimento, com o melhor da inovação e tecnologia disponíveis neste setor. Mas mais do que um projeto, une-nos o cuidado com o planeta e o legado de uma energia mais limpa.
Gonçalo Sampaio, Managing Diretor da Omexom Portugal
Inovação tecnológica nos projetos
As centrais utilizam módulos fotovoltaicos bifaciais, trackers de eixo único e inversores de string. Incluem também o Green Container, solução que permite reduzir até 90% o consumo de gasóleo no estaleiro de obra, e utilizam drones com inteligência artificial para otimizar a gestão e monitorização da construção em tempo real.
A conclusão dos trabalhos e a ligação à rede estão previstas para o terceiro trimestre de 2025, contribuindo para a produção de energia limpa em Portugal e em alinhamento com os objetivos nacionais e europeus de descarbonização.
Outros artigos interessantes: