A gigante do streaming prepara-se para dar um passo significativo ao remover praticamente todo o seu catálogo de conteúdos interativos, uma decisão que marca o fim de uma era que começou em 2017. A partir de 1 de dezembro, apenas quatro títulos permanecerão disponíveis na plataforma, incluindo o aclamado “Black Mirror: Bandersnatch”.
O declínio silencioso de uma tecnologia promissora
Quando a Netflix lançou “Puss in Book: Trapped in an Epic Tale” em 2017, a empresa apresentou ao mundo uma nova forma de consumir entretenimento. A promessa era revolucionária: dar aos espetadores o poder de escolher o desenvolvimento das histórias, transformando-os em participantes ativos da narrativa.
No entanto, o formato não conseguiu ganhar a tracção esperada. Dos 24 títulos atualmente listados na secção “Interactive Specials”, apenas quatro sobreviverão à mudança: “Black Mirror: Bandersnatch”, “Unbreakable Kimmy Schmidt: Kimmy vs. the Reverend”, “Ranveer vs. Wild with Bear Grylls” e “You vs. Wild”.
A porta-voz da Netflix, Chrissy Kelleher, explicou que “a tecnologia cumpriu o seu propósito, mas está agora a limitar-nos enquanto focamos os nossos esforços tecnológicos noutras áreas”.
Um investimento que não correspondeu às expectativas
Durante os últimos sete anos, a Netflix experimentou diversos formatos interativos. Desde séries de aventura até jogos de trivial diários, a empresa tentou várias abordagens para cativar o público. A plataforma chegou mesmo a desenvolver um jogo de trivial para dois jogadores, demonstrando o seu empenho em explorar diferentes vertentes do entretenimento interativo.
No entanto, o número reduzido de títulos disponíveis sugere que o formato nunca alcançou a popularidade necessária para justificar investimentos contínuos. Alguns títulos, como “Puss in Book”, já tinham desaparecido silenciosamente do catálogo há algum tempo.
A mudança de estratégia no mundo dos jogos
Esta decisão surge num momento interessante para a divisão de jogos da Netflix. Mike Verdu, antigo responsável pelos jogos da empresa, assumiu recentemente um novo cargo como vice-presidente de “GenAI for Games”, sinalizando uma mudança de direção nas ambições gaming da plataforma.
A empresa tem enfrentado diversos desafios na sua expansão para o mercado dos jogos. Apesar de manter um catálogo considerável de jogos móveis, muitos deles baseados nos seus próprios programas de televisão, a Netflix encerrou recentemente o seu estúdio de jogos AAA antes mesmo de lançar qualquer título.
Um reflexo das prioridades em mudança
O abandono dos conteúdos interativos representa mais do que apenas o fim de um projeto experimental. É um reflexo das prioridades em evolução da Netflix no campo do entretenimento digital. Enquanto o serviço de streaming de jogos da empresa continua em fase beta nos Estados Unidos, mais de um ano após o seu lançamento, a plataforma parece estar a reorientar os seus recursos para áreas que considera mais promissoras.
Esta mudança estratégica sugere que a Netflix está a consolidar os seus investimentos em tecnologia, focando-se em iniciativas que demonstram maior potencial de crescimento e retorno. Para os fãs dos conteúdos interativos, resta aproveitar os quatro títulos que permanecerão disponíveis, verdadeiros testemunhos de uma era experimental no streaming de entretenimento.
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