Você já ouviu falar em alfabetização digital e letramento digital? Não! Saiba que a pouca ou falta de informação no que diz respeito a esse assunto é absolutamente normal, tendo em vista que estamos vivenciando e presenciado a transição e evolução da era tecnológica, onde tudo acontece muito rápido.
Entretanto esse modelo de aprendizagem precisa andar a passos largos. Principalmente por causa do surgimento de diversas modalidades de Inteligência Artificial (IA), as máquinas e os robôs não são mais expectativa para o futuro..
Hoje, elas fazem parte do nosso presente e estão se tornando cada vez mais constantes em nossas rotinas. Contamos com o auxílio de IA em diferentes nichos de trabalho, que podem transitar do nicho de saúde a uma área completamente diferente, como por exemplo: Comunicação.
Mas vamos direto ao ponto. Se você tem curiosidade para saber o que é alfabetização digital, já adianto que ela vai além do simples conceito que está embutido na palavra. A alfabetização digital tem haver como a forma que compreendemos e aplicamos tudo que sabemos de forma estratégica dentro das ferramentas digitais.
E está inserido dentro desse contexto virou um dos fatores principais para quem está inserido em muitas profissões. A partir de agora, você vai conferir o que é, como utilizamos e porque está imerso dentro do digital não é mais uma opção.
O que é Alfabetização Digital?
Podemos dizer que a alfabetização digital é uma forma de aprendizado da escrita que engloba signos, gestos e comportamentos que são extremamente necessários para que possamos utilizar o computador, tablet e outras ferramentas digitais de forma estratégica.
Qual a importância da alfabetização digital?
Disseminar o conhecimento de forma ampla e objetiva diminuindo a distância de forma inteligente, preparando as pessoas para o ambiente profissional.
Qual a diferença entre alfabetização digital e letramento digital?
Apesar de ambos terem nomes parecidos, eles possuem conceitos completamente diferentes. A alfabetização digital está relacionada ao aprendizado básico que inclui habilidades técnicas e operacionais necessárias para saber usar as tecnologias digitais.
Já o letramento digital vai um pouco além da alfabetização e envolve compreensão, interpretação, do conteúdo digital de forma crítica e reflexiva.
5 Benefícios da Alfabetização Digital
1. Acesso à informação – Um dos pontos positivos e que é direito nosso, enquanto cidadão é o livre acesso à informação.
2. Desenvolvimento profissional – Atualmente, muitas profissões exigem conhecimento mínimo, ampliando possibilidades de trabalho e estimulando o empreendedorismo.
3. Inclusão social – Outro benefício é reduzir desigualdades fazendo com que pessoas participem ativamente da sociedade digital, garantindo oportunidades no acesso a serviços e educação.
4. Cidadania ativa – Permite a fácil compreensão do uso de ferramentas digitais. Podemos usar como exemplo: Acessar serviços governamentais, sair em defesa de causas por meio de plataformas digitais.
5. Estímulo à criatividade e inovação – Facilidade para que as pessoas criem e compartilhem conteúdo digital, e novos projetos dentro de ferramentas digitais específicas.
Qual a importância da alfabetização digital para o mercado de trabalho?
Como a tecnologia se faz presente em muitos setores, existem muitos aspectos que precisam ser levados em consideração. Confira os 5 que listei abaixo:
- Atendimento às demandas do mercado
Hoje, praticamente quase todas as empresas contam com o auxílio de ferramentas digitais para realizar tarefas do dia a dia, como gerenciamento de projetos, comunicação interna, marketing digital e análise de dados.
- Aumento da produtividade
Importante ressaltar que profissionais alfabetizados digitalmente conseguem manipular de forma simples softwares e plataformas de maneira eficiente, garantindo resultados com mais agilidade.
- Acesso a oportunidades de trabalho
Sim, a alfabetização digital aumenta as chances de inserção no mercado de trabalho Muitas vagas de emprego, em segmentos como tecnologia e comunicação exigem conhecimento específico.
- Capacidade de adaptação a mudanças
Como já presumimos, o mercado de trabalho como um todo é muito dinâmico, onde as inovações tecnológicas podem acontecer a todo minuto. A alfabetização digital garante flexibilidade e a autonomia necessárias para que possamos estar sempre aprendendo algo novo.
- Estímulo ao trabalho remoto e empreendedorismo
Ampliação do trabalho remoto, profissionais alfabetizados digitalmente podem desempenhar suas funções de qualquer lugar. Além disso, esse recurso dá espaço para o empreendedorismo através das plataformas digitais, como e-commerce, marketing digital e criação de conteúdo.
6 Formas de Uso da alfabetização digital
Você vai conferir abaixo quais são os itens “base”, que fazem parte desse processo. Você vai notar também que pelo menos um ou dois já estão inseridos em nossa rotina.
- Saber utilizar de forma básica as ferramentas
Podemos afirmar que esse é um dos fatores primordiais e que já faz parte da rotina da maioria das pessoas que têm acesso a tecnologia. Para isso é importante saber operar dispositivos como computadores, tablets, smartphones e outros equipamentos digitais, e utilizar aplicativos e navegadores.
- Dominar a navegação e coleta de informações
Saber pesquisar e principalmente entender como encontrar informações confiáveis e relevantes na internet, utilizando mecanismos de busca de forma eficaz, também faz parte do processo de alfabetização digital.
- Saber se comunicar de forma digital
Saber se comunicar digitalmente trocando e-mails, ou através das redes sociais, aplicativos de mensagens e outras ferramentas também fazem parte do universo que envolve alfabetização digital.
4. Pensamento crítico e segurança online
Reconhecer e avaliar a credibilidade de fontes, desviando assim de fake news, e proteger dados pessoais contra ameaças digitais, também fazem parte do processo,
5. Produzir conteúdo digital
Se você possui alguma rede social e tem facilidade para alimentá-la, saiba que você está participando ativamente da alfabetização digital. Criar, editar e compartilhar conteúdo digital, como textos, vídeos, áudios e imagens, respeitando direitos autorais e principalmente o espaço do outro de forma ética, também está dentro desse contexto.
6. Inclusão digital
O último item do nosso tópico é papel do Estado. Óbvio que isso depende da forma como a Cidade, País ou Estado é gestado. Contudo de forma geral, a alfabetização digital deve ser partilhada por pessoas de diferentes contextos socioeconômicos, idades e níveis educacionais possam acessar e usar tecnologias digitais.
Conclusão
Se você tem fácil acesso ao celular, sabe acessar a internet para fazer pesquisas ou realizar outras tarefas, podemos dizer que você já está alfabetizado digitalmente. Apesar de parecer tarefas simples, devemos internalizar que ainda existem milhares de pessoas espalhadas pelo mundo que não tem total acesso a tecnologias.
Por incrível que pareça esse recurso ainda é privilégio de quem reside em grandes metrópoles, e cidades próximas
Apesar de ser um assunto de grande relevância, o letramento digital ainda passa por dificuldades em regiões onde o acesso à tecnologia é limitado.
A falta de igualdade para acesso a dispositivos, e a falta de internet de qualidade cria uma divisão digital absurda que pode resultar em desigualdade socioeconômica. Isso exige ações tanto do setor público quanto privado, com programas que ofereçam acesso à educação tecnológica e infraestrutura digital de forma igualitária para todos.
Afinal de contas, precisamos pensar fora da caixa, pois vivemos em uma era em que a alfabetização digital se faz necessária no nosso mundo atual, principalmente no que diz respeito ao acesso a novas oportunidades.