A Revolut, fintech global com mais de 1,5 milhões de clientes em Portugal e 45 milhões no mundo, anunciou o programa Rev-Women in Engineering Grant. Serão oferecidas cinco bolsas de até €5.995 [£5.000] a estagiárias que desejem prosseguir carreiras na área da engenharia.
O programa visa investir na próxima geração de mulheres engenheiras, apoiando talentos em universidades europeias e britânicas. As bolsas, pagas em moeda local, destinam-se a estagiárias que se candidatem e concluam com sucesso um estágio em Engenharia de Software, permitindo-lhes focar-se nos estudos e no desenvolvimento profissional.
Compromisso da Revolut com a diversidade de género na tecnologia
A Revolut está empenhada em melhorar a diversidade de género nos setores tecnológico e de engenharia, encorajando todas as pessoas que se identifiquem como mulheres a candidatarem-se. As participantes terão acesso a orientação e aconselhamento de carreira através da comunidade Rev-Women, incluindo formação e workshops para desenvolver competências profissionais.
Em Portugal, apesar do aumento de mulheres engenheiras nos últimos anos, a Ordem dos Engenheiros dedicou o ano de 2024 à Igualdade de Género na Engenharia. O objetivo é impulsionar a participação feminina nas áreas ligadas ao setor e promover práticas que assegurem a igualdade de género.
Michelle Muyunda, especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão na Revolut, afirmou: “Queremos que todas as mulheres sintam que uma carreira em engenharia está ao seu alcance e, com esta bolsa, esperamos remover barreiras que permitam a este grupo ter um lugar no setor.”
Francesca Carlesi, CEO da Revolut UK, acrescentou: “Investir em talentos femininos é muito importante para nós. Estamos empenhados em encontrar novas formas de colocar mais mulheres a trabalhar em indústrias STEM de elevado crescimento.”
Detalhes do programa e candidaturas
A bolsa está aberta a mulheres que estudem cursos STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) em Portugal, Espanha, Polónia e Reino Unido, que estejam no penúltimo ano da universidade e que atinjam a nota mínima recomendada nos Termos e Condições. As candidatas integrarão uma função de Engenharia de Software através do programa de estágios Rev-celerator.
O pagamento das bolsas depende do desempenho, exigindo a conclusão bem-sucedida do estágio, a nomeação interna para beneficiária de uma das bolsas e a aceitação de uma oferta para regressar como licenciada em 2026. Os pagamentos serão efetuados em moeda local até €5.995 [£5.000] e estarão sujeitos a impostos e retenções normais.
Cecilia Laitano, engenheira de software na Revolut, comentou: “Estamos focados em promover a diversidade e inclusão na tecnologia e estamos entusiasmados por convidar mais mulheres a juntarem-se à nossa equipa de engenharia de software.”
Outros artigos interessantes: