A plataforma D-VERSE, desenvolvida pelo Banco BPI em colaboração com a Celfocus, foi galardoada com o prémio de Bronze na categoria “Business Model Transformation” nos Qorus-Infosys Finacle Banking Innovation Awards 2024.
Este prémio reconhece a inovação do D-VERSE, um mercado digital que introduz um novo modelo de negócios no setor bancário, promovendo o acesso a colecionáveis digitais.
Plataforma D-VERSE: inovação e transformação digital no setor bancário
O D-VERSE destaca-se por oferecer um mercado de colecionáveis digitais, onde os clientes podem adquirir ativos através de moeda fiduciária, um passo que visa democratizar o acesso a este tipo de produtos e diversificar a literacia financeira dos clientes. A plataforma, que opera através da rede blockchain Polygon, já atraiu mais de 300 utilizadores registados, reforçando a posição do BPI como um pioneiro na adoção de tecnologias emergentes na banca.
A Diretora de Inovação do BPI, Teresa Silva Sousa, sublinhou a aposta da instituição na economia digital, referindo que o D-VERSE “posiciona o BPI estrategicamente no mundo emergente da Web3”. Ao explorar novos modelos de negócio, a plataforma está a testar tecnologias que poderão ter impacto futuro no setor bancário.
Colaboração entre setores
Bruno Silva Santos, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais da Celfocus, destacou o papel da colaboração entre a Celfocus e o BPI para a concretização deste projeto. Para Santos, o D-VERSE é uma demonstração de como a aliança entre tecnologia e banca pode gerar soluções inovadoras, ajustadas às necessidades dos consumidores atuais.
Reconhecimento internacional e impacto do projeto
A atribuição do prémio Qorus-Infosys Finacle Banking Innovation sublinha o papel do BPI na transformação do modelo bancário, ao mesmo tempo que estabelece uma nova fonte de receita para o banco. Os prémios deste ano contaram com 391 inovações provenientes de 177 instituições de 57 países, realçando a competitividade e diversidade da inovação no setor bancário global.
A Celfocus, empresa do Grupo Novabase, foi responsável pela componente tecnológica do D-VERSE, oferecendo ao projeto as suas especializações em Analytics e transformação digital.
Outros artigos interessantes: