Microsoft anunciou um investimento de 14,7 mil milhões de reais (2,7 mil milhões de dólares) para reforçar a infraestrutura de nuvem e IA (inteligência artificial) no Brasil nos próximos três anos.
Este é o maior investimento único da empresa no país, com o objetivo de acelerar a inovação em IA e fortalecer o ecossistema tecnológico brasileiro.
Expansão infraestrutura de nuvem e IA em São Paulo
O investimento será aplicado na expansão da infraestrutura de nuvem e IA em vários centros de dados no estado de São Paulo.
A medida faz parte de uma estratégia mais ampla da empresa para impulsionar a competitividade do Brasil no cenário global de IA e tecnologias emergentes.
Segundo o presidente e CEO da Microsoft, Satya Nadella, a empresa compromete-se a apoiar a transformação digital no Brasil, garantindo que os benefícios das novas tecnologias sejam amplamente acessíveis.
Formação em IA para cinco milhões de pessoas
Além da infraestrutura de nuvem e IA, a Microsoft lançará o programa ConectAI, que pretende formar cinco milhões de pessoas em competências de IA nos próximos três anos.
Este programa tem como finalidade responder às mudanças no mercado de trabalho impulsionadas pela IA, proporcionando uma formação em grande escala e preparando a força de trabalho para o futuro digital.
Parcerias para desenvolvimento de competências digitais
A empresa continuará a colaborar com o Ministério do Trabalho e Emprego através do programa “Escola do Trabalhador 4.0”, que oferece formação em competências digitais para ajudar os brasileiros a acompanharem as tecnologias exigidas pelo mercado laboral.
Entre janeiro de 2021 e agosto de 2024, a Microsoft envolveu 12,7 milhões de pessoas em literacia digital e produtividade, e formou e certificou 2,8 milhões de pessoas em competências digitais através dos programas Mais Brasil e ConectAI (anteriormente Conecta+).
O diretor-geral da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino, afirmou que a iniciativa demonstra o compromisso da empresa em apoiar o crescimento económico inclusivo no país. “Estamos a capacitar indivíduos, empresas e a sociedade para melhorar a inovação e democratizar o uso da IA através do desenvolvimento de competências, partilha de conhecimento e acesso a tecnologia de ponta e infraestrutura digital, cumprindo também os nossos objetivos de sustentabilidade”, declarou.
Este investimento na infraestrutura de nuvem e IA ocorre após a Microsoft, em parceria com a BlackRock, Global Infrastructure Partners e a MGX de Abu Dhabi, ter lançado a Global AI Infrastructure Investment Partnership.
Outros artigos interessantes: