A Meta lançou uma versão mais económica do seu último óculos de realidade virtual, os Meta Quest 3S. Este novo dispositivo mantém o hardware essencial do modelo original, mas vem com um preço mais atrativo.
Um híbrido entre o Quest 2 e o Quest 3
Os Meta Quest 3S é essencialmente uma combinação do Quest 2 e do Quest 3, concebido para reduzir custos sem comprometer demasiado a experiência. Se preferes o modelo mais potente, ficas a ganhar: o preço do Quest 3 original também baixou.
Este novo óculos VR começa nos 300€, mas utiliza o mesmo processador Snapdragon XR2 Gen 2 e 8GB de RAM que o Quest 3 padrão. Além disso, mantém a tecnologia de passagem a cores que foi uma melhoria significativa em relação ao Quest 2, usando uma câmara de 4MP para integrar o mundo real em experiências de realidade aumentada.
Então, que sacrifícios foram feitos para baixar o preço? Ao contrário dos dois ecrãs LCD no Quest 3, o 3S utiliza um único LCD com uma resolução ligeiramente inferior por olho: 1.832 × 1.920 pixéis em comparação com 2.064 x 2.208 pixéis. O novo LCD ainda suporta taxas de atualização rápidas de 90Hz e 120Hz, mas perde as opções de 72Hz e 80Hz, que são úteis ao usar PCVR, pois reduzir a taxa de atualização ajuda a melhorar a resolução de renderização.
Lentes e campo de visão
Mais significativamente, as lentes pancake finas do Quest 3 foram substituídas pelas lentes Fresnel mais antigas encontradas no Quest 2. Isto resulta num campo de visão mais estreito, medindo 96° na horizontal e 90° na vertical, em comparação com os 110° e 96° oferecidos pelo Quest 3.
O 3S pesa praticamente o mesmo, 514g em vez de 515g. Mas apresenta uma autonomia ligeiramente melhorada. O novo óculos VR pode durar 2 horas e 30 minutos, em comparação com as 2 horas e 12 minutos do Quest 3. Isto é alcançado apesar de ter uma bateria menor (4.324mAh vs 5.060mAh).
Preços e disponibilidade
Os Meta Quest 3S oferece duas capacidades de armazenamento: 128GB e 256GB, com preços de 300€ e 400€, respetivamente. Além disso, o preço do Quest 3 de 512GB foi reduzido para 500€, tornando-se outra opção viável se uma experiência de ecrã superior for uma das tuas prioridades.
Esta estratégia de preços coloca os Meta Quest 3S numa posição interessante no mercado de realidade virtual. Ao oferecer um dispositivo mais acessível, a Meta espera atrair mais utilizadores para a sua plataforma VR, mantendo ao mesmo tempo opções premium para os entusiastas.
Comparação com a concorrência
Quando comparado com outros óculos VR no mercado, os Meta Quest 3S destaca-se pela sua combinação de preço acessível e capacidades autónomas. Ao contrário de alguns concorrentes que requerem um PC potente ou uma consola para funcionar, o Quest 3S é um dispositivo independente, o que o torna mais versátil e fácil de usar.
No entanto, é importante notar que algumas das concessões feitas para reduzir o preço, como o campo de visão mais estreito e a resolução ligeiramente inferior, podem ser percetíveis para utilizadores mais exigentes. Para estes, o Quest 3 original ou mesmo o Quest Pro podem ser opções mais adequadas.
O futuro da realidade virtual acessível
O lançamento dos Meta Quest 3S representa um passo importante na democratização da realidade virtual. Ao oferecer um dispositivo com especificações sólidas a um preço mais acessível, a Meta está a abrir as portas desta tecnologia a um público mais amplo.
Isto pode ter implicações significativas para o desenvolvimento de conteúdo VR. Com uma base de utilizadores potencialmente maior, os desenvolvedores podem sentir-se mais incentivados a criar experiências e aplicações para a plataforma Quest, o que, por sua vez, pode atrair ainda mais utilizadores.
No entanto, o sucesso do Quest 3S dependerá não apenas do seu hardware, mas também do ecossistema de software e conteúdo que a Meta conseguir cultivar. A empresa terá de continuar a investir em parcerias com desenvolvedores e em conteúdo exclusivo para manter o interesse dos utilizadores a longo prazo.
Os Meta Quest 3S representa um equilíbrio interessante entre acessibilidade e desempenho no mundo da realidade virtual. Embora faça algumas concessões em comparação com o seu irmão mais caro, oferece uma porta de entrada atraente para aqueles que querem experimentar a VR sem gastar uma fortuna. Resta saber se este será o impulso que a realidade virtual precisa para se tornar verdadeiramente mainstream.
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