Me responde uma pergunta com sinceridade, abrir uma loja online é uma questão que parece fácil para você, não é mesmo? Basta contratar uma plataforma de ecommerce, selecionar o produto que você quer vender e pronto! Objetivo conquistado.
Entretanto, sinto muito informar que esse ponto de vista está completamente equivocado. Abrir uma loja online do zero implica em várias etapas que envolvem desde o planejamento até chegar na parte de finalização do site.
Contudo antes de dar esse primeiro passo é extremamente importante partir para algumas tomadas de decisões que envolvem desde a escolha do nicho, formas de pagamento até chegar na seleção do produto final.
Por isso, se você tem o sonho de construir um e-commerce do zero e conquistar uma renda que será originária 100% do digital, eu indico que leia esse artigo com atenção. Pois aqui iremos abordar quais são os principais pontos estratégicos que devem ser seguidos, por quem tem a intenção de criar uma loja online de sucesso.
10 Passos Para Criar uma Loja Online
- Invista em Planejamento
- Selecione uma plataforma de e-commerce
- Registre um Domínio
- Escolha uma hospedagem de confiança
- Personalize a sua loja
- Configure o método de Pagamento
- Fique Atento ao Frete
- Priorize a Segurança da sua loja
- Aposte no Marketing Digital
- Implemente Uma Gestão
1. Invista em Planejamento
A etapa de planejamento envolve vários passos importantes e que devem ser seguidos à risca. Dentro desses passos está a definição do público alvo, até a pesquisa de mercado que você decidir atuar, exemplo, moda fitness, produtos eletrônicos, cosméticos… A partir daí você deve traçar algumas metas, como por exemplo, definição para saber quem é o seu cliente ideal.
Na hora de realizar a pesquisa de mercado é de suma importância fazer uma avaliação da concorrência com objetivo de entender quais são as tendências de mercado com objetivo de chegar no cliente que você quer alcançar.
A escolha de produtos deve ser feita de forma minuciosa e é muito importante que exista uma identificação com o seu propósito de vida. Afinal de contas, ninguém vai acreditar em algo que nem você mesmo acredita.
2. Selecione uma plataforma de e-commerce
Hoje com a tecnologia e o marketing digital imperando em praticamente quase todos os países do mundo o que mais existe são uma infinidade de plataformas para você dar o primeiro passo é criar sua loja online. Separei abaixo, algumas que são super confiáveis
- Shopify: Tem o benefício de ser super personalizável.
- Woo Commerce (para WordPress): Perfeita para quem já usa ou quer usar WordPress.
- Magento: Tem o perfil mais profissional, não que as outras não sejam, tá? Geralmente ela é utilizada em lojas maiores e com grande demanda de personalização.
- Wix: Umas das plataformas mais práticas da nossa lista. Ela é ideal para quem busca uma solução de baixo custo e simples.
- Nuvemshop: Uma das mais utilizadas no Brasil, com boas opções de integração e suporte local.
3. Registre um domínio
Podemos afirmar que o domínio é o coração do negócio. Se você é novo na área de marketing digital, ainda está naquela etapa de pesquisa. O domínio significa o nome da sua loja, exemplo: Você escolher que vai montar uma loja online de sapatos infantis, o domínio da sua loja será: bibi.com.
Depois de escolher o domínio, a próxima etapa para montar sua loja online é escolher um registro confiável que pode ser um dos que citamos acima: Nuvemshop ou Shopify.
4. Escolha uma hospedagem de confiança
É importante você saber que Wix e Shopify já oferecem hospedagens inclusas. Entretanto se você escolher uma solução para WooCommerce o ideal é que você selecione um provedor da HostGator ou da Locaweb.
5. Personalize a sua loja
Eu considero a parte de personalização uma das mais divertidas dentro do planejamento de construção da loja online. Uma dica é utilizar um design que tenha haver com a sua personalidade e investir em uma customização com cores leves e elementos que gerem conexão visual com a sua loja.
Outro fator importante é organizar os produtos por categorias que facilitem a navegação. Se o seu nicho é roupa feminina, o ideal é você separar sua loja online por peças íntimas, saias, vestidos… Tudo deve ser organizado em categorias claras, com a devida descrição dos produtos e as imagens devem ser de qualidade e estar em alta resolução. com o intuito de também proporcionar uma boa experiência para o cliente.
Ah! Fique atento também a tipografia da sua loja online. Esse é um detalhe que não deve passar despercebido.
6. Configure o método de Pagamento
Nessa etapa o recomendado é que você configure o método de pagamento da forma mais abrangente possível. Incluindo no seu site de ecommerce modalidades como: Opções de cartão de crédito, boletos, entre outras opções.
Um outro fator é configurar o gateways de pagamento de forma que a sua loja se conecte com outras plataformas de pagamento com o intuito de promover transações bancárias seguras.
7. Fique Atento ao Frete
Agora é hora de definir a área de abrangência da sua loja online que é para onde os seus produtos serão enviados, quais cidades, qual a região será o seu foco principal. É o momento de definir também como será feito o envio, se é melhor escolher uma transportadora, Correios… Decida também se você vai querer trabalhar com opção de frete grátis ou entrega expressa. Lembrando que existem também calculadoras automáticas de frete.
8. Priorize a Segurança da sua loja
Seu site precisa do Certificado SSL, essa é uma forma de proteger as transações e os dados pessoais do cliente que vai comprar na sua loja online. Uma dica é criar um espaço dentro do e-commerce, voltado para Política de Privacidade e Termos de Uso.
Neste espaço você deve orientar o seu cliente em relação a como ele deve proteger os seus dados na hora da realização da compra. Nesse mesmo local uma dica é criar uma página orientando como os usuários devem proceder dentro das políticas de troca, devolução e entrega.
9. Aposte no Marketing Digital
Uma das melhores formas de fazer o seu site ficar nas primeiras páginas dos buscadores é Utilizando estratégia de Seo. Você pode fazer isso utilizando a técnica de palavras – chave, meta descrições e usando também URLs amigáveis.
Uma segunda etapa que também faz parte do marketing digital é criar perfis nas redes sociais como Instagram e Facebook com objetivo de promover os produtos da sua loja online.
A estratégia de anúncios pagos como Facebook Ads, Google Ads e similares também são super bem vindos, principalmente se você quer abraçar um público maior. Ah! Antes que eu esqueça o bom e velho email marketing também deve ser levado em consideração, principalmente se o seu objetivo for criar promoções e mostrar novidades.
10. Implemente Uma Gestão
Agora que você realizou os 9 passos é hora de fazer um check list na sua loja online com objetivo de identificar se as páginas de compra estão funcionando normalmente e se o sistema de pagamento funciona.
Após esses testes o recomendado é focar em uma gestão pós lançamento com objetivo de acompanhar as métricas e o desempenho da loja online.
Não esqueça de implementar o Atendimento ao cliente, oferecendo suporte via e-mail, chat ou redes sociais.
Qual é a loja online que mais vende?
Atualmente o Mercado Livre e a Amazon. Estão entre as lojas que mais vendem
Qual a diferença entre loja online e loja virtual?
A loja virtual pode ser um site onde qualquer pessoa pode comprar produtos na internet. Já a loja online também conhecida como e-commerce podemos afirmar que é um negócio um pouco mais estruturado que tem como principal foco vender produtos a partir da internet.
Conclusão
Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender quais são os primeiros passos para montar uma loja online. Se você pensa fora da caixa e tem essa pretensão e ainda está na fase de pesquisa, eu aconselho que você estude bem o segmento que você quer impulsionar antes de se aventurar no mercado online.
Hoje, devemos levar em consideração a concorrência acirrada e buscar sempre um diferencial, principalmente se sua pretensão é ter uma loja online de sucesso.