A Inteligência Artificial (IA) trouxe consigo um cenário tecnológico e completamente transformador de inovações. E uma das mudanças que já podemos sentir são as novas profissões que já surgiram e os novos ofícios que estão para surgir dentro dos próximos anos no mercado de trabalho..
Atualmente convivemos com algumas profissões que nem sonhávamos que iriam existir há 10 anos atrás, podemos citar como exemplo: Digital Influencer, que é responsável por gerar conteúdo, acumulando seguidores.
Temos também a função de Estrategista Digital que é responsável por implementar ideias de marketing digital com foco em impulsionar a branding (marca). Fora essas, existem outras profissões que podemos afirmar que o mercado tecnológico obrigou a existir.
O que em minha modéstia opinião não é uma notícia ruim. E de alguma forma pode acabar gerando mais postos de trabalho.
Por isso, se vocë está pensando em migrar de profissão ou simplesmente tem curiosidade de saber quais serão as novas profissões do futuro, a minha sugestão é que vocë fique neste artigo, pois através dele vocë vai descobrir quais são os novos ofícios que prometem agitar o mercado de marketing e tecnologia nos próximos anos.
4 Profissões futuras criadas pela Inteligência Artificial
Segue abaixo os quatro ofícios que já podem ser considerados como profissões do futuro.
- Engenheiros de machine learning
- Curadoria de Informações para IA
- Designer de prompts
- Especialista em ética da IA
1. Engenheiros de machine learning
Podemos dizer que os engenheiros de machine learning estão entre uma das profissões que surgirão futuramente, tendo como principal foco, cargos atuais em tecnologia que temos hoje.
Os engenheiros de machine learning terão a função de fazer os computadores operarem com base em dados e algoritmos. Eles ficarão responsáveis pela programação e principalmente por criarem e treinarem os modelos computacionais para execução de tarefas específicas.
2. Curadoria de Informações para IA
Uma outra novidade é a curadoria para desenvolvimento da IA. Esse profissional ficará responsável por pesquisar, analisar e selecionar as informações que a Inteligência Artificial tiver acesso – e isso abrange implicações sobre discussões que envolvem ética, inclusão e diversidade nos resultados das buscas.
Quem ficar responsável pelo setor de curadoria de informações para IA, terá a função de provocar melhorias contínuas nas interações dos usuários com as interfaces conversacionais.
Importante frisar que todo o trabalho será feito por meio da análise das interações, mapeamento e criação de novos exemplos para o modelo de inteligência artificial.
3. Designer de prompts
Um outro ofício gerado pela IA é o designer de prompts. Esse profissional será responsável por promover interação entre humanos e tecnologia. Explicando de forma mais simples, os prompts são perguntas, instruções e demandas comuns, presentes na comunicação entre o usuário e sistemas como o Chat GPT.
O objetivo dessa profissão é identificar as principais dificuldades que os usuários têm ao interagir com uma inteligência artificial, ambientando assim, uma conversa mais produtiva entre máquinas e seres humanos.
4. Especialista em ética da IA
O Especialista em ética e IA ficará responsável por analisar, bem como se certificar de que os processos lógicos e programados das máquinas não fiquem acima de questões humanitárias. A tendência é que advogados passem a se especializar em questões jurídicas relacionadas à Inteligência Artificial.
3 Profissões que utilizam a Inteligência Artificial no dia a dia
1. Engenheiro de prompts para IA
Essa profissão já existe, mas ela é considerada como um dos novos ofícios do futuro pois por causa da evolução, serão acrescentadas novas atualizações. O engenheiro de prompts tem formação em áreas que englobam a tecnologia. Podemos citar como exemplo: Ciências da computação ou engenharia de software. Esse profissional tem a função de usar a IA para criar mensagens usadas em chatbots com o objetivo de captar informações do usuário.
2. Especialista em Investimentos
Quem atua nessa área geralmente está ligado ou é formado em ciências exatas, o profissional que atua no setor de investimentos é o principal responsável por recomendar produtor e gerenciar contas de clientes.
Claro! Você deve estar pensando ai que essa profissão já existe, só que nesse caso, a Inteligência Artificial tem a função de auxiliar com as análises matemáticas de forma precisa e também atuar nas criações de gráficos e apresentações que facilitam a leitura e a divulgação dos dados.
3. Analista de Qualidade
Quem trabalha como analista de qualidade geralmente utiliza a IA para realizar testes rápidos e fundamentais nas fases iniciais e de produção de um determinado produto.
Qual é o impacto da inteligência artificial nas profissões?
O impacto pode ser visto de forma multifacetada, pois ele cria transformações significativas em diversos setores que envolvem operações internas até interação com o cliente.
Quais os pontos negativos da Inteligência artificial no mercado de trabalho?
Além de questões éticas, a Inteligência Artificial pode ocasionar na substituição de empregos por sistemas inteligentes, o que pode resultar em desemprego e na necessidade de requalificação profissional.
5 Impactos da Inteligência Artificial nas Empresas
- Transformação operacional – Otimização de processos através de automação
- Personalização e experiência do cliente – Atendimento ao cliente através de chatbots
- Melhoria na Segurança – Referente a segurança cibernética e física através de soluções inteligentes
- Sustentabilidade e eficiência energética – Otimização de recursos reduzindo o desperdício,
- Competitividade no mercado – Capacidade de inovação de forma rápida oferecendo valores agregados aos clientes.
4 Habilidades Que não podem ser substituídas pela Inteligência Artificial
Seguem abaixo quatro atividades que ainda dependem única e exclusivamente da capacidade humana.
- Criatividade e Inovação
- Habilidades Estratégicas e de Tomada de Decisões Complexas
- Trabalho Manual especializado – Artesanato
- Empatia e Inteligência Emocional
Apesar da IA ser considerada um recurso de tecnologia de ponta, existem funções que obviamente o robô não conseguiria desempenhar com tanta perfeição, como a capacidade humana.
Por isso, funções que exigem habilidades complexas, negociações e gestão de pessoas ainda não podem ser desempenhadas pela Inteligência Artificial.
Conclusão
Acredito que a inserção da Inteligência Artificial no mercado de trabalho trouxe mais pontos positivos do que negativos. Principalmente por causa de toda praticidade envolvida em seus mecanismos.
Indiscutivelmente estamos presenciando o início de uma era tecnológica, onde as pessoas buscam sempre pensar fora da caixa com objetivo de conquistar resultados instantâneos e a realidade é que os sistemas desenvolvidos através de IA proporcionam esse recurso.
Hoje por exemplo é possível você não ter o dom da escrita e utilizar o Chat Gpt para formular um texto, o mesmo acontece para criar relatórios, fazer planejamentos, basta saber manusear o robô.
O fato é que inovação tecnológica requer novos postos de trabalho e profissionais que saibam se reinventar para se adequar ao sistema e principalmente acompanhar a evolução.