A NEC Corporation está a desenvolver uma nova tecnologia baseada em inteligência artificial com o objetivo de apoiar o processo de verificação de factos e combater a desinformação na internet.
Este projeto integra uma iniciativa do Ministério dos Assuntos Internos e das Comunicações do Japão, cujo foco é o desenvolvimento e a demonstração de tecnologias destinadas a combater informações falsas e enganosas na internet.
O projeto decorre entre agosto de 2024 e março de 2025, com o envolvimento de diversas entidades, incluindo organizações de verificação de factos e meios de comunicação social.
Tecnologia avaliada por especialistas
A nova tecnologia será submetida a avaliações por parte de organizações especializadas na verificação de factos, como o Centro de Verificação de Factos do Japão, além de meios de comunicação social, nomeadamente rádios e televisões.
Estas entidades serão responsáveis por testar e verificar a eficácia da tecnologia na identificação de informações falsas, visando aumentar a sua fiabilidade antes da sua possível aplicação prática a partir do ano fiscal 2025-2026.
Funcionamento da IA na verificação de factos
A tecnologia desenvolvida pela NEC recorre a IA para analisar diferentes tipos de dados presentes na internet, como texto, imagens, vídeos e áudio, de forma a identificar possíveis manipulações ou falsificações.
O sistema começa por detetar se os dados visuais foram alterados e, em seguida, converte diferentes formatos de dados em texto.
Esta informação é depois analisada por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM), especializados na identificação de informações falsas, para verificar a sua autenticidade, bem como a credibilidade das fontes e eventuais inconsistências entre os dados.
A IA gera ainda relatórios semelhantes aos preparados por especialistas em verificação de factos, permitindo aos utilizadores ajustar os resultados com base nas suas necessidades, como a remoção de fontes não confiáveis ou a adição de novos dados relevantes.
Aplicação e impacto
Com o aumento exponencial de informações enganosas na internet, as organizações de verificação de factos enfrentam dificuldades para processar grandes volumes de dados. A tecnologia da NEC pretende aliviar essa sobrecarga através de automação baseada em IA, otimizando o trabalho de verificação e aumentando a rapidez e a precisão na identificação de informações fiáveis.
O desenvolvimento desta tecnologia insere-se no modelo de entrega de valor da NEC, o “NEC BluStellar”, que visa transformar modelos de negócio e oferecer soluções tecnológicas inovadoras para responder aos desafios da sociedade.
A NEC BluStellar transforma os modelos de negócio para dar resposta aos desafios sociais e empresariais, aplicando a todo o processo de DX, desde a consultoria da estratégia do cliente até à implementação, diversos conhecimentos do setor e competências tecnológicas líderes mundiais.
Outros artigos interessantes:
- Cloud computing transforma infraestruturas empresariais
- TAG Heuer lança Monaco Chronograph Racing Green
- Eurowag facilita carregamento de veículos elétricos comerciais