A Apple apresentou o Apple Watch Series 10, a mais recente versão do seu relógio inteligente, que inclui um design mais fino e um ecrã maior e mais avançado.
O smartwatch também conta com novas funcionalidades, como notificações de apneia do sono, carregamento mais rápido e sensores para medir profundidade e temperatura em atividades aquáticas.
Apple Watch Series 10: Design e desempenho
O Apple Watch Series 10 distingue-se por ser o modelo mais fino da marca até à data, sendo 10% mais fino do que as versões anteriores, como o Series 7, Series 8 e Series 9.
A redução da espessura foi possível graças a um design que integra a antena na parte traseira metálica do dispositivo. Esta peça combina perfeitamente com o restante material do relógio, conferindo uma aparência uniforme.
O novo processador S10 SiP, desenvolvido para melhorar a eficiência energética e o desempenho, permite funcionalidades avançadas, como a deteção automática de exercício, Siri integrada no dispositivo e a nova funcionalidade de toque duplo.
O dispositivo mantém as funcionalidades de segurança, como a deteção de quedas e de acidentes de viação, já presentes em modelos anteriores.
Ecrã maior e mais eficiente
O Apple Watch Series 10 possui o maior ecrã já incluído num relógio da marca, oferecendo até 30% mais área de ecrã ativa em comparação com os modelos das séries 4, 5 e 6, e até 9% mais do que as séries 7, 8 e 9.
A maior área de visualização melhora a leitura de mensagens e emails, assim como a interação com outras aplicações. O ecrã é baseado na tecnologia OLED de ângulo amplo, que permite uma visualização mais clara de diferentes perspetivas e torna o ecrã até 40% mais brilhante quando visto de lado.
Além disso, o novo ecrã é mais eficiente em termos energéticos, apresentando uma maior taxa de atualização em modo sempre ativo, passando de uma atualização por minuto para uma por segundo. Isto torna possível visualizar a contagem de segundos sem precisar de levantar o pulso.
Saúde, carregamento e funcionalidades aquáticas
Uma das novas funcionalidades de destaque do Apple Watch Series 10 é a capacidade de detetar sinais de apneia do sono. Utilizando o acelerómetro para monitorizar movimentos durante o sono e um novo algoritmo para analisar dados de perturbações respiratórias, o relógio notifica o utilizador caso existam sinais consistentes de apneia do sono. Estes dados podem ser consultados na aplicação Saúde e são acompanhados por informações educativas sobre a condição.
O Apple Watch Series 10 também apresenta um sistema de carregamento mais rápido. Em apenas 15 minutos de carregamento, o dispositivo pode ser utilizado por até 8 horas, sendo possível atingir 80% de carga em cerca de 30 minutos.
O relógio inclui ainda um novo sensor de profundidade e temperatura para atividades aquáticas, permitindo medições até 6 metros de profundidade e monitorização da temperatura da água. A nova aplicação Tides, disponível com o watchOS 11, oferece previsões de marés para atividades em águas abertas.
Acabamentos e sustentabilidade
O Apple Watch Series 10 está disponível em alumínio e titânio, com novos acabamentos. O alumínio polido surge agora na cor jet black, com uma superfície refletiva distinta. O titânio é apresentado nas cores natural, dourado e ardósia, substituindo as versões em aço inoxidável dos modelos anteriores.
Em linha com os compromissos ambientais da empresa, o Apple Watch Series 10 está disponível em versões neutras em carbono, feitas com 100% de alumínio reciclado ou 95% de titânio reciclado. Este lançamento faz parte da estratégia da Apple de atingir a neutralidade carbónica até 2030.
O Apple Watch Series 10 já está disponível para reservas e chegará ao mercado, com preços desde 459 €, a partir do dia 20 de setembro.
Outros artigos interessantes: