Elon Musk, o CEO da Tesla, revelou o novo supercomputador da empresa, chamado “Cortex”. Este projeto tem sido descrito como crítico para a Tesla por Musk, que tem mudado o foco da empresa para a inteligência artificial nos últimos anos.
No entanto, o supercomputador ainda não está totalmente operacional. Fontes familiarizadas com o assunto disseram ao site Electrek que atualmente está a funcionar com um sistema de refrigeração temporário e que não estará totalmente operacional até que a central de refrigeração esteja concluída.
Além disso, a Tesla precisa de mais alimentadores de rede. Alguns acreditam que o novo cluster não estará pronto até outubro, que é quando a nova apresentação do Tesla Robotaxi foi adiada.
Controvérsia e processo judicial
Mesmo com atrasos à parte, este cluster de supercomputadores não está isento de controvérsia. Os acionistas da Tesla estão a processar Musk por várias violações do dever fiduciário, incluindo o desvio de um carregamento de processadores NVIDIA destinados à Tesla para a sua empresa privada, a xAI.
Musk confirmou que o carregamento foi desviado, mas usou a desculpa de que a Tesla “não tinha onde colocar os processadores” – o que significa que esta expansão na Gigafactory Texas e a sala de servidores para o cluster não estavam prontas.
No entanto, como parte do processo, Musk terá que explicar por que a Tesla, que encomendou os processadores, que ele próprio concordou serem caros e difíceis de conseguir, não estava pronta para os receber, mas a sua startup privada estava.
Ceticismo sobre o impacto do supercomputador
Atrasos ou não, é difícil para mim ficar muito entusiasmado com este novo poder computacional porque Elon disse no ano passado que a Tesla já não está limitada pela computação quando se trata de treinar redes neurais.
Vimos muito poucas melhorias, apesar desse anúncio, razão pela qual estou cético sobre o impacto da Tesla adicionar mais de 100 MW de potência extra à sua capacidade de treino. Claro, não vai fazer mal, mas quanto mais perto nos vai levar da condução autónoma?
Outros artigos interessantes: