Enquanto aguardamos o lançamento da One UI 6.1.1, descobriu-se que a Samsung melhorou os seus recursos de espelhamento de apps no Android. A Samsung simplificou a experiência, eliminando a necessidade constante de aprovação antes que o Link to Windows possa espelhar um app para um computador.
O Windows e o Android têm um relacionamento confortável de streaming de apps há algum tempo, mas parece que a Samsung está a melhorar essa base. De acordo com uma análise aprofundada conduzida por Mishaal Rahman (Android Authority), o software One UI 6.1.1 da Samsung leva o streaming de apps a um novo patamar.
Anteriormente, um utilizador precisava dar permissão ao Link to Windows e ao Phone Link para transmitir um app no seu computador. As descobertas de Rahman mostram que a Samsung “migrou” esses serviços necessários para a implementação específica do Android.
Simplificação na prática
Isso cria a oportunidade de uma experiência simplificada ao transmitir um app para o Windows, já que a página de permissão aparece apenas uma vez. Rahman demonstrou que os utilizadores recebem a tela de aprovação ao tentar transmitir um app inicialmente.
O teu dispositivo exibirá a página de permissão “Link to Windows” para informações do telemóvel (os teus apps), seguida pela página de espelhamento. É lá que os utilizadores podem definir se devem ou não permitir o espelhamento “sempre”, “apenas desta vez” ou “não permitir”.
Tocar em “permitir sempre” removerá essa solicitação constante de aceitação de permissões. No entanto, é necessário que o teu dispositivo Android permaneça ligado e não desligado (bloqueado).
Anteriormente, os utilizadores eram obrigados a aprovar constantemente um app para ser transmitido do seu dispositivo Android para o computador. Era desnecessariamente monótono, mas essa pequena migração deve aliviar isso. Rahman acrescenta que o Galaxy Z Flip 6 e o Fold 6 têm essa capacidade, considerando que esses são os únicos dispositivos com a próxima iteração do software.
Um ecossistema cada vez mais integrado
A Microsoft detalhou uma grande reformulação para o Phone Link, que mudou o nome do app de “Your Phone”. Os utilizadores receberam uma aparência muito mais limpa de tudo o que envolve o seu telemóvel no computador, como as suas mensagens e outras notificações. Minimizar a nova barra lateral oferece uma experiência intuitiva ao receber novas notificações. Esse anúncio chegou alguns meses após o lançamento do Windows 11, que trouxe ainda mais mudanças na interface do utilizador para esses utilizadores.
O futuro da One UI
Com apenas os recentes dobráveis da Samsung tendo acesso à One UI 6.1.1, o restante do seu portfólio Galaxy ainda está à espera. Especulações previam que chegaria antes do verão, mas agora estamos quase no meio de agosto e ainda não há notícias. O software deverá trazer muitas melhorias de IA em todos os aspetos.
A Samsung confirmou isso em seu fórum da comunidade, afirmando que os utilizadores podem esperar novos recursos de câmara com suporte de IA, como Portrait Studio e Sketch to Image. Além disso, o peso da One UI 6.1.1 supostamente atrasou a chegada da One UI 7 (Android 15) na suas versões beta e estável.
Enquanto aguardamos ansiosamente pela atualização, podemos sonhar com um futuro em que a integração entre o Windows e o Android seja ainda mais fluida e intuitiva, permitindo-nos desfrutar das nossas apps favoritas em qualquer dispositivo, sem complicações ou interrupções.
Outros artigos interessantes: