A Porsche está ciente das novas tecnologias, como a simulação da sensação de mudança de caixa num carro de combustão nos novos carros desportivos elétricos. No entanto, não acredita que a tão badalada funcionalidade valha a pena.
“O motor elétrico é melhor do que um motor de combustão”, explicou Lars Kern, piloto de desenvolvimento da Porsche, à imprensa australiana. “Por isso, concluímos que não há motivo para simular o que existia no passado”, acrescentou.
Os comentários de Kern surgem após o lançamento do primeiro carro elétrico de alto desempenho da Hyundai, o IONIQ 5 N. Equipado com a tecnologia N E-Shift, o desportivo elétrico da Hyundai simula a sensação de uma transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades.
Porsche não ficou impressionada com a simulação de mudanças
A Hyundai afirmou que o IONIQ 5 N é o seu modelo mais potente e divertido de conduzir, com várias características prontas para a pista.
A Porsche não ficou impressionada. “Analisamos o que a concorrência faz, mas a nossa perspetiva sobre isto é sempre: por que deveríamos tornar algo pior?”, questionou Kern.
Ele explicou que a Porsche analisou a tecnologia, mas nunca passou da fase de ideia. “Conduzimos o Hyundai N e demos uma vista de olhos, e, obviamente, há sempre pessoas que acham que é uma boa ideia e há sempre pessoas que acham que é uma má ideia”, disse Kern à imprensa.
Novos modelos elétricos a caminho
A Porsche começará a entregar o seu segundo modelo elétrico, o Macan EV, no final deste ano. Os primeiros Macan elétricos saíram da linha de montagem na fábrica da Porsche em Leipzig, em maio, enquanto a empresa se prepara para as entregas.
A empresa também lançou o Taycan 2025 atualizado, com mais autonomia, carregamento mais rápido e ainda mais desempenho.
Espera-se que a Porsche revele um 718 elétrico até ao final do ano, seguido do tão esperado Porsche Cayenne EV, previsto para 2026 (vê um vídeo dos testes). A empresa também está a preparar-se para lançar um modelo elétrico de sete lugares, para rivalizar com as marcas de luxo.
Outros artigos interessantes: