A Apple está a trabalhar em vários produtos com ecrã flexível, incluindo um iPad dobrável, que inicialmente estava previsto para ser lançado em 2025. No entanto, novas informações apontam para um possível atraso, com o lançamento agora a ser apontado para 2026.
Ainda não há uma explicação oficial para o atraso, mas as causas mais prováveis são desafios no desenvolvimento ou na produção. É possível que a Apple esteja a encontrar dificuldades em transformar o seu conceito num produto viável ou que haja problemas na fabricação do design final.
Rumores anteriores já apontavam para um lançamento tardio
Este rumor alinha-se com informações anteriores que sugeriam que os produtos dobráveis da Apple chegariam apenas em 2026 ou até mesmo em 2027. Embora devamos ter cuidado com informações não oficiais, pode ser melhor não criar muitas expectativas para um iPad ou iPhone dobrável em 2024 ou 2025.
O que sabemos sobre os dobráveis da Apple?
O iPad dobrável está a ser descrito como um híbrido entre iPad e MacBook, com um ecrã de 20,3 polegadas e um sistema operativo que combina elementos do iPadOS e do macOS. Dada a crescente fusão entre tablets e portáteis da Apple, não seria surpreendente ver a empresa a combinar elementos de ambos num dispositivo híbrido.
Já o iPhone dobrável, segundo rumores, poderá ter um design semelhante ao Huawei Mate Xs 2. O ecrã envolveria o dispositivo e abriria totalmente, em vez de ficar escondido quando dobrado. A vantagem deste design é que requer menos componentes de ecrã, mas a desvantagem é que a parte mais vulnerável do design fica sempre exposta.
Teremos que esperar para ver que surpresas a Apple nos reserva nos próximos anos. Se estás interessado em adquirir um dispositivo dobrável agora, podes consultar o nosso guia dos melhores telemóveis dobráveis disponíveis no mercado.
Outros artigos interessantes: